Pscopatologia

1236 palavras 5 páginas
Psicopatologias

Campinas - SP 2012

O QUE É PSICOPATOLOGIA?

É o ramo da ciência que trata da natureza essencial da doença mental – suas causas, as mudanças estruturais e funcionais associadas a ela e suas formas de manifestação, em uma forma mais ampla pode ser definida como o conhecimento referente ao adoecimento mental do ser humano.

A psicopatologia é, pois, uma ciência autônoma, e não um prolongamento da neurologia e psicologia.

“Os fenômenos psíquicos são patológicos apenas quando a sua existência está condicionada por patologia corporal.” Kurt Scheneider.

DEPRESSÃO PÓS-PARTO

Existem duas formas de depressão no pós-parto, uma mais leve e mais comum chamada pelos americanos de "Blues Postpartum", ainda sem tradução para o português e a outra chamada de depressão pós-parto. O "blues" é uma condição benigna que se inicia nos primeiros dias após o parto (dois a cinco dias), dura de alguns dias a poucas semanas, é de intensidade leve não requerendo em geral uso de medicações, pois é auto-limitada e cede espontaneamente. Caracteriza-se basicamente pelo sentimento de tristeza e o choro fácil que não impedem a realização das tarefas de mãe. Aproximadamente 70% das mulheres são acometidas pelo "blues" no pós-parto. Provavelmente devido a seu caráter benigno não tem sido uma condição estudada. A depressão pós-parto, atinge 10% das mulheres, é uma depressão propriamente dita; recebe essa classificação sempre que iniciada nos primeiros seis meses após parto. Sua manifestação clínica é igual a das depressões, ou seja, é prolongada e incapacitante requerendo o uso de antidepressivos. E menos de 1% desenvolve a chamada psicose puerperal, quando a mulher tem alucinações e pode chegar ao extremo de matar o próprio filho.

CASO VERÍDICO

Relacionados

  • pscopatologia
    614 palavras | 3 páginas
  • Quest Es De Criminologia
    29151 palavras | 117 páginas