pscologia social humilha o social

343 palavras 2 páginas
Vivemos cercados de problemas sociais, dentre os quais a desigualdade social faz parte. Este é um problema que gera vários outros para o indivíduo, como humilhação, sentimento de inferioridade e de desrespeito para com sua maneira de viver.
Humilhação, de uma forma geral, já impõe a nós uma sensação de revolta, por isso o que acontece na humilhação social não é diferente. Isso causa danos graves e muitas vezes irreversíveis. Pessoas sofrem constantemente com esse fato e muitas vezes parte dos fatos de violência e criminalidade decorrem do impacto causado pela humilhação social. A humilhação social que atinge principalmente as pessoas de baixa renda. O fato é que esse tipo de humilhação causa ao ser humano muito danos e o principal deles é o psicológico. Quem sofre desse tipo de transtorno tende a ficar constantemente com complexo de inferioridade e se submete à reclusão por parte da sociedade. O fato de uma pessoa nascer em uma família pobre, por exemplo, não significa que ela deve se conformar com essa condição, uma vez que isso agrava ainda mais o problema fazendo com que ele fique longe de ser erradicada.
A desigualdade é um fenômeno, sendo assim, passível de acontecer. Ao experimentarmos pensar diferente, agir com alegria, força de vontade e tendo apoio podemos potencializar nossas forças novamente. O desejo de resistir mantém acesa essa vontade de mudar.
É a afetividade o recurso a ser utilizado pela Psicologia Social para intervir nessas ações, reunindo esforços para promover o bem-estar das pessoas. Devemos agir coletivamente, como se fôssemos um único corpo e uma única mente, um sujeito coletivo buscando essa renovação de capacidades, considerando assim o desejo de cada um e de todos.
A ideologia disseminada pela classe dominante acaba desempenhando bem seu papel de ocultar toda essa realidade. Dai a importância dos estudos de Psicologia social: destacar a experiência da desigualdade social vivida por quem é oprimido, com o fato de conscientizar os

Relacionados

  • Maceio
    16639 palavras | 67 páginas