Pscografia Juridica

9474 palavras 38 páginas
PSICOGRAFIA COMO PROVA JURÍDICA EM FACE DA CIÊNCIA
E DO DIREITO

Erica de Cássia Morguete Ferreira Acadêmica do 5° Ano do Curso Direito Faculdades Integradas de Bauru - FIB

RESUMO O objetivo principal desse artigo é analisar a psicografia como elemento possível de comprovação técnica e científica, proporcionando ao Direito a utilização de cartas psicografadas como elemento de prova em um processo penal.
Nesse ínterim, a mediunidade pode ser estudada sob um enfoque global, buscando demonstrar os estudos científicos que tentam desmistificar a mediunidade e comprovar cientificamente a sua existência. Desse modo, o que se buscou é uma verdade cientificamente comprovada, classificando a psicografia como prova que pode ser contestada e provada no âmbito da ciência.
Nesse mesmo diapasão, se analisou como o documento psicografado pode ser considerado como meio probatório em um processo, a sua classificação como meio de prova e sua valoração pelo órgão judicante. Outro ponto importante que foi abordado é se sendo a carta psicografada aceita como prova no processo penal, porque esta não fere os princípios constitucionais da Ampla Defesa e do Contraditório, da laicidade do Estado e da licitude da prova. Nesse mesmo entendimento o trabalho teve o escopo de demonstrar que o conjunto probatório tem que ter uma maior amplitude, pois caso contrário teria uma limitação da busca da verdade real, ensejando uma deficiência estatal na justa aplicação da lei.
O que se buscou comprovar é que a psicografia embora entendida como elemento de um segmento religioso, pode ser comprovada cientificamente.
Palavras-Chave: Psicografia. Ciência. Valor Probatório.

1 INTRODUÇÃO

O Direito como ciência não é estático e está em constante evolução, assim a interdisciplinaridade que envolve a Ciência, a Fé e o

Relacionados