Pscicologia 3a 06.2011

531 palavras 3 páginas
Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Psicologia da Aprendizagem

Questões Dissertativas

1. Qual é o principal pressuposto teórico da abordagem freudiana?
Resposta: É o estudo da investigação da descoberta da natureza psíquica do ser humano, dividindo em regiões e instâncias:id, ego e superego, o que forma a personalidade)..

2. De que forma os princípios da Psicanálise podem ser aplicados à Educação, tanto que no se refere ao papel do aluno como no do professor?
Resposta: A psicanálise também estando presente na relação aluno professor permite refletir sobre a possibilidade do aluno acreditar no professor e chegar a aprender, portanto, é um poderoso instrumento no processo da aprendizagem, formando assim contribuição priomordial; da psicanálise à educação, fasendo com que o professor compreenda o aluno em suas dificuldades, na medida em que se dá para conhecer o processo de desenvolvimento de sua personalidade.

3. Por que é possível afirmar que a teoria psicogenética se revela de grande importância para a Educação? Argumente e fundamente esses motivos;
Resposta: Em primeiro lugar porque compreende a criança completa, o que implica a necessidade de uma prática pedagógica que dê conta dos aspectos intelectuais afetivos e motor integrado, sem privilegiar o cognitivo, fazendo com que a escola deixe de ser um espaço meramente instrucional para tornar-se lugar de desenvolvimento da pessoa. Esse desenvolvimento responde a plano biológico em interação com o plano social: a criança completa tem história, faz parte de um grupo social, traz com sigo elementos da cultura em que está inserida.

4. Quais são as principais críticas traçadas ao Behaviorismo?
Resposta: São muitas, dentre as principais, a teoria de Skinner, da psicologia sobre a aprendizagem, ele defende que a ação é primordial, que é através de seu ambiente que se desenvolve, construindo seu comportamento através de reforço e punição – Esses reflexos se estendem até os dias de hoje em

Relacionados