pscicolgia e direito penal

1913 palavras 8 páginas
Relatório: Atividade Estruturada

Apartir da leitura do texto acima, você percebeu as várias áreas de atuação do psicólogo jurídico. Busque na Internet ou em outros.

A psicologia jurídica se caracteriza como uma subárea da ciência psicológica com o intuito de estudar o comportamento humano no âmbito das relações das pessoas com a Justiça. Este artigo objetiva apresentar uma revisão teórica sobre a inserção do psicólogo no campo jurídico, fazendo um percurso histórico sobre sua atuação profissional e intervenções especializadas nas organizações de Justiça. A partir desse contexto, conhecer princípios e métodos de atuação contemporâneos na leitura dos fenômenos psicológicos. É necessário que os profissionais reconheçam as variáveis de crescimento da área a fim de que possam melhorar a qualidade na sua atuação, desse modo, a realização de pesquisas sobre o tema é relevante para auxiliar na atualização, capacitação e formação profissional da psicologia científica.
Área de Atuação :
A Psicologia, como uma profissão que atende a demandas variadas em diferentes contextos, visando em todos a promoção da saúde e da qualidade de vida, possui ao lado das áreas de atuação ditas tradicionais (Psicologia Escolar Educacional; Psicologia Organizacional e do trabalho; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicologia Social Comunitária e a Docência em Psicologia), outras que começam a configurar-se áreas emergentes no mercado de trabalho.
Baseado nas Resoluções 014/2000 e 02/2001 do Conselho Federal de Psicologia e em documento elaborado por este para integrar o Catalogo Brasileiro de Ocupações do Ministério do Trabalho, abaixo se caracteriza a atuação do psicólogo nas seis áreas tradicionais:
Psicologia Educacional
O psicólogo educacional atua aplicando conhecimentos psicológicos, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e multiprofissional, envolvendo todos os segmentos do processo educacional (escola-comunidade), objetivando a prevenção e a promoção da saúde

Relacionados