PSC ORG SEMANA 3 ERISSON MAGALHAES CAVALCANTE JUNIOR

377 palavras 2 páginas
SENAC – CORA CORALINA
CURSO: TEC. EAD
MODULO II – PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

ERISSON MAGALHAES CAVALCANTE JUNIOR

Quais são as semelhanças e diferenças mais relevantes entre os conceitos de grupo e equipe?
SEMELHANÇAS:
No grupo os indivíduos buscam alcançar objetivos que não alcançariam individualmente e já o trabalho em equipe requer que os seus membros vejam a si mesmos como um grupo cujo sucesso depende da sua interação.
No grupo os indivíduos trabalham de forma interdependentes e que exercem influência mútua e na equipe é necessário promover interdependência.

DIFERENÇAS:
No grupo os indivíduos procuram satisfazer suas necessidades pessoais através de associações, na equipe podemos considerar como um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcançá-los de forma compartilhada.
No grupo as pessoas seguem um conjunto de regras e normas comuns e no trabalho em equipe implica boa vontade, prontidão e predisposição de apoiar os colegas durante as atividades.

Que tipos de papéis os indivíduos podem assumir estando em um grupo ou organização? Descreva-os:
Podemos destacar os seguintes papéis ao qual os indivíduos podem assumir em um grupo ou organização:
O papel do selecionador: o selecionador é a pessoa responsável por planejar e organizar o processo de selecionar pessoas. Um erro de recrutamento ou de seleção de pessoas pode comprometer a estrutura da organização, o que pode, por sua vez, afetar aspectos das atividades administrativas, financeiras, bem como as próprias pessoas das equipes/setores. Para realizar um bom processo de seleção, é necessário definir critérios e técnicas de seleção relativos a cada cargo.

O papel do treinador: o treinador tem o papel de desenvolver e de capacitar os colaboradores, tornando-os mais eficazes naquilo que fazem. Os programas de formação, de treinamento e de desenvolvimento de pessoas ganharam importância na consultoria interna das empresas.

O papel do avaliador: o avaliador utiliza-se de

Relacionados