PRÓTESES REFORÇADAS COM FIBRAS

1588 palavras 7 páginas
PRÓTESES REFORÇADAS COM FIBRAS.

UMA ALTERNATIVA ESTÉTICA.
Autores:

Alipio Pinto Pereira Guedes Pós-graduado, especialista e mestre em Dentística, Coordenador dos cursos de Especialização e Atualização em Dentística da EAP da APCD SBC, Professor assistente da disciplina de Dentística Restauradora da Faculdade de Odontologia da Universidade Camilo Castelo Branco.

Mauro Itaru Honda Especialista em Dentística, mestrando em Dentística, professor assistente dos cursos de Dentística da EAP SBC.

Paulo Tomio Minami
Pós graduado em Ortodontia, professor assistente dos cursos de Dentística da EAP SBC.

INTRODUÇÃO

A substituição de um elemento dental perdido tem sido o alvo de muita discórdia entre as mais diversas áreas da odontologia, pois apresenta uma gama enorme de opções de trabalhos diretos e indiretos, cirúrgicos e não cirúrgicos, invasivos e não invasivos e mais recentemente metálicos e não metálicos. A busca de resultados estéticos satisfatórios, apesar de não ser algo exclusivo da odontologia moderna (Maias e astecas já tentavam mudar a estética do sorriso com incrustações de pedras preciosas), tem sido cada vez mais o objetivo de Cirurgiões Dentistas das mais variadas partes do mundo com novas técnicas e materiais surgindo todos os dias.
O grande impulso para este novo status da odontologia foi dado em meados dos anos 50, com o advento da odontologia adesiva, Buonocore em 1955 com sua técnica de condicionamento ácido e Bowen em 1962 com o desenvolvimento da resina composta. O surgimento da adesividade mudou por completo o conceito de cimentação, os cimentos mudaram de não adesivos para adesivos ou resinosos. Estes novos cimentos têm recursos de adesividade tanto à estrutura dental quanto a todos os tipos de materiais restauradores. Como conseqüência direta disto surgiram também novos materiais, e os que já existiam foram obrigados a evoluir, principalmente as porcelanas, tornando-se hoje o material de primeira escolha para

Relacionados