Préomodernismo

961 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL/ INSTITUTO UFC VIRTUAL
LETRAS – PORTUGUÊS (SEMIPRESENCIAL)
POLO: BARBALHA
TUTORA: MARIA ELENICE COSTA LIMA
DISCENTES: ANA PAULA DE SOUSA ALVES MÁRCIA DO NASCIMENTO LEANDRO MARIA CLEONILDA VIEIRA DATA: 26/08/2014
Atividade de portfólio
A atividade que complementa este portfólio é a redação de um texto (uma página, trinta linhas) comentando as concepções de poesia, de poeta, de fazer poético apresentadas em cada um dos cinco poemas representativos do chamado Pré-modernismo brasileiro. Bom trabalho e boa sorte!

O Pré-Modernismo não é só um movimento no campo literário é uma etapa de transição entre os dois períodos , onde podemos perceber um forte dialogo entre a literatura e existência do que é real na existência nacional, que interage com os estilos que se referem historicamente e ainda uma época de inúmeras produções artísticas literárias.
Iniciamos, pois, falando desse grande poeta Manuel Bandeira que é considerado um dos maiores escritores da Língua Portuguesa, intitulado dessa forma a partir do primeiro livro “A cinza das Horas”. O poema “Desencanto” que é parnasiano-simbolista desse autor mostra o “eu lírico” vivenciado pela melancolia e a presença de um sofrimento mortal. No belo poema “Soneto” de José Albano, é possível observar um ser desiludido de tudo e de todos, onde podemos identificar muito sofrimento ao invés de felicidade. Esse poeta traz consigo traços românticos, sendo seguidor do estilo parnasianista. O Poeta Pedro Kilkerry,simbolista é desconhecido em sua época por não ter deixado livros publicados,mas o que se encontrou de seus vestígios é de grande valor para nossa literatura. O jeito de fazer poesia desse poeta é um tanto de uma extraordinária funcionalidade verbal. Um de seus principais poemas chama-se “Noturno”. É possível perceber nesse poema que o “eu” lírico se volta a uma mulher

Relacionados