Pré -ralatório de difusão gasosa

380 palavras 2 páginas
1 – Diga corretamente o que entende por difusão. E o que é urânio enriquecido? E como é o processo de obtenção? Quais as aplicações deste urânio?
A difusão consiste na passagem das moléculas do soluto, do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio. O Urânio enriquecido nada mais é que o metal bruto com uma porcentagem de U-235 aumentada artificialmente, podemos obtê-lo por difusão gasosa e/ou ultracentrifugação. Quando essa quantidade de metal bruto chega a 2% ou 3%(ou mais), o produto já é capaz de gerar energia nas usinas, que é sua principal finalidade.

2 – Citar alguns tipos de paredes porosas?
Borracha, chumaço de algodão, ou seja, pequenos orifícios nos quais o gás tem que passar.

3 - Em que lei física está baseada o princípio da difusão gasosa Deduzir esta lei em função da densidade e da massa molar do gás.
Está baseada na Lei de Graham, que acredita que a velocidade de difusão de um gás é inversamente proporcional à raiz quadrada de sua densidade. Matematicamente, essa lei pode ser expressa pela equação: v α
Ou, relacionando dois gases diferentes, temos: A unidade usada nesse caso é o “volume que escapa por unidade de tempo”; sendo, portanto, geralmente L/min (litros por minuto).
Assim, gases com menor densidade difundem-se mais rapidamente. Se estiver na mesma condição de temperatura e pressão, pode-se também fazer uma relação disso com a massa molar do gás: quanto maior a densidade do gás, maior será a sua massa molar e menor a sua velocidade de difusão; e vice-versa. Desse modo, temos:

4 – Por que os gases são difusíveis e expansíveis?
Os gases são difusíveis, não sedimentam nem se aglomeram, chegando a sua divisão ao nível molecular, permanecendo, portanto, intimamente misturados com o ar, sem se separarem por si mesmos. São compressíveis, pois sabendo que osgases (ao contrário dos líquidos e sólidos) não têm volume fixo, com um aumento de pressão podemos comprimi-los, ou reduzir o seu

Relacionados