Pré-Projeto_TCC_Contabilidade Ambiental

1108 palavras 5 páginas
1. ÁREA DE CONHECIMENTO:
Contabilidade.

2. ASSUNTO:
Contabilidade Ambiental.

3. TEMA:
Contabilidade Ambiental e Sustentabilidade – Seus Conceitos, Seus Desafios.

4. CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA:
Os processos de aprofundamento da integração econômica, aliados uma crescente conscientização da sociedade moderna, estão obrigando empresas a adotarem posturas eco responsáveis, ou seja, produzir sem prejudicar o meio ambiente. Numa dessas vertentes, foi criado o Sistema de Gestão Ambiental de acordo com as Normas da série ISO 14000.
Gerenciar este processo de produção sustentável exige disponibilizar recursos financeiros consideráveis e a contabilidade é a ferramenta mais eficiente para controlar estes processos.
Todavia, ainda são poucas as empresas no Brasil que utilizam a contabilidade na gestão ambiental.
Este trabalho procura apresentar questões relacionadas a Contabilidade Ambiental, tais como definições para expressões ainda pouco conhecidas do público em geral, como ativos ambientais, passivos ambientais, custos e despesas ambientais, e baseia-se em artigos disponibilizados na internet, e das pouquíssimas obras bibliográficas que tratam o assunto como tema, o que só evidencia o tratamento modesto dado ao país neste segmento da contabilidade.

5. PROBLEMA:
Pode a contabilidade, adequada a um modelo ambiental, se tornar objeto de consulta eficaz a qualquer partícipe, de forma a retratar cenários integrados e competitivos dos movimentos econômicos, operativos, ambientais e sociais dentro de um modelo atual de sustentabilidade?

6. OBJETIVOS:

6.1 São objetivos gerais a este trabalho:
Identificar qual o grau de utilização, conhecimento e informações apresentadas pela Contabilidade Ambiental de forma geral.

6.2 São objetivos específicos a este trabalho:
a) Apresentar como surgiu a Contabilidade Ambiental;
b) Descrever os principais conceitos e finalidades da Contabilidade Ambiental;
c) Identificar o nível de compreensão das empresas

Relacionados