Pré-projeto feira de ciências - Influência italiana na culinária de Jaguaquara

1289 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO

Os imigrantes italianos começaram a vir para o Brasil a partir de 1870. Nessa época o governo do Brasil estava estimulando a imigração europeia, especialmente depois de 1850, época em que o tráfico de escravos foi abolido no Brasil e os europeus estavam tomando o lugar da mão-de-obra escrava. Eram famílias inteiras que procuravam melhores condições de vida. Em Jaguaquara, eles foram os primeiros imigrantes a chegar e vieram em 1950. Eram 41 famílias que receberam terras e Introduziram a lavoura, ainda pouco incrementada, com produtos até então desconhecidos da população e técnicas mais avançadas de cultivo. Além de hortifrutigranjeiros, os italianos plantaram uva e trigo, que se desenvolveram bem graças ao clima. Instalaram-se principalmente no sudeste, mas sua cultura se desenvolveu por todo o país e a área em que mais influenciou foi a culinária, e é isto que esse projeto irá mostrar.

2. OBJETIVOS

O objetivo deste projeto é mostrar a importância da cultura italiana na culinária do Brasil em especial de Jaguaquara. Estudar a cultura gastronômica italiana no Brasil e dizer o motivo de tamanha aceitação. Analisar os costumes culinários da população e relacionar aos costumes italianos. Observar essa influência na casa dos cidadãos jaguaquarenses.

3. JUSTIFICATIVAS

Os alimentos italianos estão presentes no prato de todos os brasileiros e, a nível municipal, mostraremos a importância dessa cultura na nossa alimentação. Ela é importante seus alimentos estão presentes no nosso dia-a-dia. Por exemplo, o macarrão, que se transformou em uma comida indispensável para todos os brasileiros; outro exemplo é a lasanha que é muito comida em dias de festa; também não podemos nos esquecer da pizza, que é uma das comidas mais apreciadas pelos brasileiros. Enfim, a culinária italiana está impregnada na cozinha e no coração de toda a família brasileira e o nosso trabalho é expô-la par que deem o devido

Relacionados

  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas