Pré-projeto: avaliação do papel do grupo de convivência ‘melhor idade’ na melhoria da qualidade de vida dos idosos do loteamento coqueiral em aracaju/sergipe.

1720 palavras 7 páginas
FACULDADE PIO X
NÚCLEO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO E EXTENSÃO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
DIREITOS HUMANOS, COMPROMISSO E SEGURIDADE SOCIAL
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
PROFº DRº GREGÓRIO GUIRADO FACCIOLI
ALUNA: Alana Naiad Almeida Lins

PRÉ-PROJETO: AVALIAÇÃO DO PAPEL DO GRUPO DE CONVIVÊNCIA ‘MELHOR IDADE’ NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DO LOTEAMENTO COQUEIRAL EM ARACAJU/SERGIPE.

Aracaju, 22 de agosto de 2011.

INTRODUÇÃO

O Brasil tem passado por um rápido processo de envelhecimento populacional. Nos últimos anos tem-se observado no município de Aracaju, assim como no loteamento Coqueiral, um considerável e contínuo crescimento na população adulta madura. Vários fatores, como a melhoria das condições de saúde, fazem com que a expectativa de vida aumente e isso dá margem ao Estado visualizar melhores condições de convívio social para este grupo etário.
O crescimento populacional dos idosos no Brasil fez surgir à necessidade de propiciar sua qualidade de vida mediante políticas públicas e ações sociais, para evitar que essa etapa da vida se torne sinônima de perdas e isolamento da vida social. Tal aspecto é resultante dos preconceitos que a sociedade atribui à velhice, definindo-a como etapa de declínio físico, financeiro e social, repercutindo sobre as ações e sentimentos de quem se encontra nessa faixa etária. Além disso, é mister compreender que o idoso na atualidade está exposto ao processo de mudanças, oriundas do desenvolvimento científico e tecnológico do mundo globalizado.
Exige-se então que os idosos se adéqüem a essa nova realidade para manter suas relações sociais, para tanto se faz necessário uma educação continuada, voltada à auto-aceitação, para que eles percebam seus limites e conheçam as possibilidades de viver bem e com qualidade essa fase da vida. Outro aspecto que demanda ação educativa se refere à superação de normas que lhe foram impostas em outras fases

Relacionados

  • Projeto de Pesquisa
    13858 palavras | 56 páginas
  • Teacher
    97138 palavras | 389 páginas
  • turismo de base comunitária
    176244 palavras | 705 páginas
  • Saúde
    411779 palavras | 1648 páginas