PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CURSO INTEGRADO DE EDIFICAÇÕES: ESTUDO DE CASO SOBRE A PRESENÇA DE LADRILHO HIDRÁULICO NO CENTRO DA CIDADE DE LAGARTO/SE.

4624 palavras 19 páginas
PRÁTICAS EDUCATIVAS NO CURSO INTEGRADO DE EDIFICAÇÕES: ESTUDO
DE CASO SOBRE A PRESENÇA DE LADRILHO HIDRÁULICO NO CENTRO DA
CIDADE DE LAGARTO/SE.
Bruna Fortes Santos. Professora Ensino Técnico e Tecnológico IFS. brunafortes@infonet.com.br
Rosana Rocha Siqueira. Mestranda PRODEMA-UFS. E-mail hosanalilas393@yahoo.com.br

INTRODUÇÃO
Em um primeiro momento parece estranho que o enfoque em um simples material de construção a exemplo do “ladrilho hidráulico” possa configurar-se em uma prática educativa, valorizando o conhecimento histórico e patrimonial, estreitando os laços de respeito do cidadão com sua cidade.
Este artigo aborda um estudo de caso que surgiu de uma prática educativa do Curso Integrado de
Edificações do IFS- Instituto Federal de Educação Tecnológica no Campus Lagarto/SE. A partir da abordagem de um único material construtivo, o “ladrilho hidráulico”, foi possível desenvolver juntamente com os alunos da equipe de estudo um novo enfoque sobre a riqueza do patrimônio material e imaterial contida no mesmo. Isto é, a partir de uma visita à oficina onde é produzido o ladrilho pode-se observar a importância do “saber-fazer” passado de geração a geração. Em um segundo momento, pode-se verificar através de visitas de campo ao centro antigo da cidade de
Lagarto, a descaracterização dos imóveis, partindo da averiguação da presença dos ladrilhos nas residências centenárias.
Incluir a valorização do patrimônio arquitetônico nas disciplinas dos Cursos Técnicos e tecnológicos não é tarefa fácil, uma vez que novas disciplinas e tecnologias aplicadas aos novos processos construtivos e às linhas arrojadas dos projetos contemporâneos ampliam-se na maioria das cidades brasileiras, onde construtoras adquirem terrenos bem localizados, muitos deles ainda com resquícios de prédios centenários, realizam a demolição e erguem novas obras cuja estética inicia um processo de descaracterização das feições anteriores dos bairros. De fato a busca por adequação à

Relacionados