PRÁTICA 1 – SOLUBILIDADE DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA

1242 palavras 5 páginas
INTRODUÇÃO

Existem várias substâncias do petróleo de grande importância econômica, mas dentre eles o mais comercializável com alto valor financeiro é a gasolina.
Soluções são misturas homogêneas de duas ou mais substâncias polares e que apolares se dissolvem em solventes apolares. As semelhanças nas estruturas são consideráveis e se as forças moleculares e os tipos de grandezas são aproximados tendem a interagir. Um exemplo é o combustível de automóvel, no caso o álcool que é misturado na gasolina. As pequenas diferenças de polaridades na moléculas tem pouco efeito.
A água é um solvente polar muito utilizado em laboratórios dissolvendo substâncias iônicas e substâncias não iônicas que apresentam pontes de hidrogênio. É grande a quantidade de interação entre moléculas contendo partes de hidrogênio. Por esse motivo o álcool etílico composto de vários componentes como os pontos de hidrogênio se dissolve na água em qualquer proporção, pois na mesma proporção que a cadeia carbônica dos álcoois aumenta a sua solubilidade em água diminui.
Serão observadas nesse experimento a interação intermolecular entre as moléculas de hidrocarbonetos (gasolina), álcool e água. Isso quando for adicionado em uma amostra de gasolina+álcool uma porção de água destilada. Nesse caso notaremos as moléculas de álcool que estavam dissolvidas passam a interagir para uma fase aquosa. A gasolina e a água não se misturam, pois são insolúveis por esse motivo ocorrerá duas fases distintas.
A concentração de álcool na gasolina brasileira, segundo o CNP – Conselho Nacional do Petróleo, deve estar entre 18% e 24%, volume a volume (ou, em unidades de concentração em volume, 180mL/L a 240mL/L). Um teor maior ou menor do que esse compromete a qualidade do produto.

Objetivo

O desígnio desse experimento é determinar o teor de álcool na gasolina. Analisando os métodos utilizados e as propriedades químicas e físicas dessas substancias.
Procedimentos

Para a determinação do teor de álcool

Relacionados