Prtica Fundamentos Da Educao Fsica Escolar

Páginas: 8 (1982 palavras) Publicado: 17 de junho de 2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
GRADUAÇÃO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA



FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR






VITÓRIA – ES
2012-1



1ª ETAPA

Estive em duas escolas para a realização deste trabalho, assisti aulas e conversei com professores, uma Escola de Educação Infantil (Escola Municipal Carlos Menegati) e outra de Ensino Fundamental e Médio (Escola Polivalente São Silvano), naescola de Ensino Infantil assisti uma aula voltada para crianças de 5 e 6 anos de idade, que tinha como objetivo, adquirir maior controle do corpo, desenvolver as habilidades motoras básicas como engatinhar, correr, caminhar, saltar, equilíbrio e coordenação, perceber a necessidade de uma boa comunicação e adquirir a capacidade de reação rápida aos estímulos. A aula foi dividida em três partes etanto a parte inicial com o aquecimento, a parte principal e a final que estava voltado para o relaxamento, tudo era feito por meio de brincadeiras de forma lúdica, mas com objetivos a serem alcançados.
No Ensino Fundamental nas séries iniciais (alunos de 7 a 10 anos de idade), continua tudo de forma muito lúdica e iniciam-se os jogos pré-desportivos e brincadeiras, já nas séries finais do EnsinoFundamental (alunos de 11 a 14 anos), se iniciam as atividades esportivas com objetivo de especificar os gestos técnicos de cada esporte.
No Ensino Médio (alunos de 14 a 17 anos), passam a aperfeiçoar os esportes com técnicas e táticas. Os alunos são avaliados levando em conta a atuação individual e coletiva, a efetiva participação, pontualidade, interesse e empenho em realizar as atividades.

2ªETAPA

PLANO DE AULA: EDUCAÇÃO INFANTIL.
Público Alvo: Crianças de 5 e 6 anos.
Objetivos: Propiciar que o aluno vivencie experiências e atividades que auxiliem no desenvolvimento de sua motricidade de forma lúdica, adquirir maior controle do próprio corpo; perceber a necessidade de utilizar a fala com clareza; a necessidade de uma boa comunicação e adquirir a capacidade de reação rápida aestímulos.
Conteúdo: Brincadeiras.
Procedimentos:
Parte Inicial - aquecimento (de 5 a 10 minutos). Brincadeira: Morto-vivo: os alunos serão dispostos em três fileiras. O professor dirá em voz alta as palavras “vivo”, devendo os alunos se colocarem imediatamente na posição em pé, e “morto”, devendo os alunos se agacharem, alternadamente.
Parte principal – brincadeiras (de 30 a 40 minutos)-Coelho-sai-da-toca: os alunos serão dispostos em trios. Duas delas estarão de frente uma para a outra, de mãos dadas, representando a toca, enquanto que outra criança, representando o coelho, ficará entre elas, ou seja, dentro da toca. Quando o professor disser a expressão “coelho sai da toca”, os coelhos deverão sair em busca de outra toca. Um aluno estará representando o coelho sem toca, esperando aoportunidade de achar a sua própria toca.
Pisar no balão: cada aluno terá um balão amarrado ao tornozelo por um cordão. A criança deverá safar-se dos demais colegas, que tentarão pisar no seu balão, para estourá-lo, ao mesmo tempo em que tenta estourar o balão dos colegas. Aquele que tiver seu balão estourado sai da brincadeira.
Limão na roda: os alunos serão dispostos em círculo, sentados em colchonete,devendo passar uma bola de mão em mão, ao tempo que cantam uma música. Terminada a música, a criança que restar com a bola na mão sai da roda.
Dentro e fora: o organizador informa às crianças que dentro de um quadrado feito no chão (tapete), utilizando giz será a região conhecida como “dentro”. Fora do quadrado é a região conhecida como “fora”. Para que o jogo inicie, as crianças devem se posicionarna frente do tapete, ou seja, para “fora”. O organizador fala em voz alta para onde as crianças devem saltar e assim, sendo pronunciada a palavra “dentro”, as crianças devem pular para cima do tapete, ou seja, “dentro” e quando for dita a palavra “fora”, as crianças devem pular para fora do tapete. As palavras mágicas (”dentro” e “fora”) devem ser pronunciadas em intervalos cada vez mais curtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Histria da Educao Fsica
  • Fundamentos da Educao
  • Educão familiar X Educão escolar
  • Trabalho de Fundamentos da educao inclusiva
  • Frum Histria Da Educao Fsica 6 Semana
  • fundamentos filosóficos da edução
  • Portf lio Introduc o e Teoria da Educao Fsica 2
  • educao inclusiva um olhar legal de prticas pedaggicas no

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!