PRP089

3201 palavras 13 páginas
AS COMPETÊNCIAS DO ENGENHEIRO: VISÃO DO MERCADO
DE TRABALHO
Sinval Zaidan Gama1 e Marcos Azevedo da Silveira2
1

CEMAR, São Luís, MA, sinval@cemar.com.br; 2 DEE/PUC-Rio, Rua Marquês de São
Vicente, 225, 22453-900, Rio de Janeiro, RJ, marcos@ele.puc-rio.br
Resumo: Discute-se metodologias para consultar o mercado de trabalho quanto ao perfil de formação esperado para engenheiros, sem pretender esgotar o assunto. Exemplos de aplicação destas metodologias são apresentados, mostrando-se o tipo de resultado obtido, e criticando-os frente à escolha de perfis de formação e currículos.
Palavras chave: educação em engenharia, currículos, perfil de formação.
INTRODUÇÃO
A especificação dos componentes dos currículos dos cursos de engenharia, assim como o perfil de formação, tem sido feita a partir da opinião de Comitês de Especialistas, exposta à crítica informal de associações e de escolas, sem ouvir objetivamente o mercado de trabalho. Se, de um lado, não é desejável entregar a definição dos objetivos dos cursos apenas ao mercado de trabalho, por razões discutidas abaixo, por outro lado este deve ser levado em consideração, dado que cursos de engenharia são, por definição, profissionalizantes. Porém consultar o mercado de trabalho não é tarefa simples, dado que este é uma abstração social, comportando diferentes opiniões correspondendo a diferentes práticas e visões de mundo.
Neste trabalho discutiremos rapidamente o problema, mostrando algumas metodologias de consulta do mercado de trabalho quanto ao perfil de formação e currículo dos cursos de engenharia. A crítica dos resultados obtidos em exemplos onde estas metodologias foram aplicadas permite concluir pela utilidade destes levantamentos, levantando problemas e coletando direções, mas apenas como subsídio à escolha de valores e de visões de futuro que predece a montagem de perfis de formação e currículos, a ser feita pela academia.
ALGUNS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Ao falarmos de currículo estaremos nos limitando à

Relacionados

  • Aula seminarios IE 2015 1
    1370 palavras | 6 páginas