Provinha Rstrs

395 palavras 2 páginas
A moeda representa uma convenção humana, noção abstrata de valor que estabelece a medida comum entre valores diferentes. A invenção da moeda desempenha papel revolucionário, por vincular-se ao nascimentodo pensamento racional crítico.

Com a invasão dórica, a escrita desapareceu junto com a civilização micênica, ressurgindo apenas no final. por influência dos fenícios. Passa a não sofrer mais influência religiosa, sendo utilizada para formas mais democráticas de exercício do poder. A maioria da população era constituída de analfabetos. Dessacralização da escrita.
A escrita surge como possibilidade maior abstração , de uma reflexão aprimorada que tenderá a modificar a própria estrurura.
.

Os primeiros filósofos viveram por volta dos séculos VII e VI a.C. e, mais tarde, foram classificados como pré-socráticos, quando a divisão da filosofia grega centralizou-se na figura de Sócrates. Os escritos desses filósofos desapareceram

Os primeiros pensadores centraram a atenção na natureza e elaboraram diversas concepções de cosmologia – com a procura da racionalidade constitutiva do Universo.

Todos eles procuram explicar como, diante da mudança podemos encontrar a estabilidade; como, diante do múltiplo, descobrimos o uno. Ao perguntarem como seria possível emergir o cosmo do caos, os pré-socráticos buscam o princípio (em grego, a arkhé) de todas as coisas – entendido como fundamento do ser. As respostas dos filósofos à questão do fundamento das coisas, da unidade que pode explicar a multiplicidade, são as mais variadas.

4. Mito e filosofia: continuidade e ruptura Apesar das diferenças entre o pensamento mítico e a filosofia nascente, para alguns estudiosos o pensamento filosófico anda apresentava vinculações com o mito. Contrapondo-se a esse pensamento, outros estudiosos afirmam existir uma ruptura entre mito e filosofia, pois enquanto o mito é uma narrativa cujo conteúdo não se questiona, a filosofia problematiza e convida à

Relacionados