provinha brasil

Páginas: 7 (1639 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERENCIAS..........................................................................................................10



1 INTRODUÇÃO
O presentetrabalho relata sobre a Prova Brasil e a sua importância, objetivo na educação brasileira; e como a mesma é estruturada. Assegurando algumas considerações como a necessidade de assegurar uma educação básica de qualidade com equidade e eficiência, a necessidade de disseminação a informação gerada pelas avaliações seja de domínio público, de forma a haver um controle social de seus resultados, anecessidade da institucionalização da experiência acumulada pelo MEC em seus processos avaliativos.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala. Seu objetivo é realizar um diagnóstico do sistema educacional brasileiro e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre aqualidade do ensino que é ofertado. As informações produzidas visam subsidiar a formulação, reformulação e o monitoramento das políticas na área educacional nas esferas municipal, estadual e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e eficiência do ensino.
Podemos perceber a importância da prova Brasil no atual cenário da educação brasileira, visto que, atualmente aeducação está sendo um desafio; por motivos de agentes que influenciam e desviam os aprendizes de uma boa educação, sendo eles televisão, internet e etc.



2 DESENVOLVIMENTO
A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm oobjetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono ano) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionáriosocioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções edebilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Através de indicadores criados pelo SAEB, alguns apontavam para problemas graves na eficiência do ensinooferecido pelas escolas brasileiras, como os baixos desempenhos em leitura, demonstrados pelos alunos. Em face de tal realidade, o Governo Federal e muitos governos estaduais e municipais têm empreendido esforços no sentido de reverter esse quadro, criando instrumentos de avaliação usados como base para melhoria na qualidade de ensino.
Para que se atinja essa qualidade tanto almejada, há que setrabalhar em conjunto, governo, escola, pais e professores.
O professor, de acordo com os PCNs (1998) deve assumir o papel de informante e de interlocutor privilegiado, que tematiza aspectos prioritários em função das necessidades dos alunos e de suas possibilidades de aprendizagem. Os professores são os mediadores do conhecimento em salas de aula. Outra tarefa de responsabilidade dos professores é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • provinha brasil
  • provinha brasil
  • provinha brasil
  • provinha brasil
  • Provinha brasil
  • provinha brasil
  • Provinha brasil
  • PROVINHA BRASIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!