proverbios

Páginas: 5 (1204 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2014
Pv. 4:20-23
20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. 21 Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. 22 Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo. 23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

INTRODUÇÃO: Na pós-modernidade, estamos vivendouma experiência de total insegurança, e diante da constatação deste fato, é comum que procuremos guardar em segurança tudo aquilo que nos é precioso.
Guardar é o mesmo que preservar, proteger e defender. Quando trancamos os portões, portas e janelas de nossas casas estamos na verdade procurando preservar entre outras coisas, o nosso direito a privacidade e segurança. Assim também o fazemos com onosso carro (ninguém anda por aí à noite em lugares perigosos com os vidros do carro abertos e as portas destrancadas), com o nosso dinheiro depositando-o no banco (mesmo que seja pouco), com as nossas senhas (as mais diversas possíveis) com os nossos segredos, etc.
O que Deus quer nos ensinar nestes versos é exatamente este principio, o principio da preservação, da segurança, mas de algo muitomais importante do que tudo o mais em nossas vidas. Trata-se do coração, do centro de toda nossa vida e das nossas emoções, do lugar que segundo o texto, é o ponto de partida para todas as coisas, de onde procedem as fontes da vida.

PROPOSIÇÃO: Agora eu te convido a tornarmos este conselho de Deus um pouco mais prático pra nós, ou seja, quanto ao coração, 

1º - DO QUE DEVEMOS GUARDÁ-LO?

A-DA COBIÇA QUE É GERADA PELO ENGANO. (Jr.17:9,10 e Tg.1:14,15 “9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.)
A cobiça é mãe de todos os pecados. Cobiça é o sentimento que gera o desejo desenfreado de obtermos algo que não nos pertence. O texto nos diz que ela é concebida no coração e que depois de gerada dá a luz ao pecado. É como num processo de gestação qualquer. Uma vez concebido vai culminarcom o nascimento, que nesse caso, é a realidade do pecado. Veja o que Jesus nos diz em Mt.15:18,19: “18 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Ele quer que saibamos que um coração contaminado pela cobiça gera todos estes tipos de pecados emuito mais. Daí a necessidade de guardarmos os nossos corações. Guardarmos do seu próprio engano e corrupção que são resultados do pecado original que habita em cada um de nós.

B- DA SUA DUREZA NATURAL– (Hb.3:7,8 e Ez.11:19,20 “7 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto. 19Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; 20 para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem”) 
Nestes textos aprendemos que o nosso coração é duro por natureza, mas que cabe a nós permitirmos que Deus através de sua palavra e amor o amoleça para que possamos entender e obedecer a suavontade. 

C- DA SOBERBA – (2º Rs.14:7-12 “7 Ele feriu dez mil edomitas no vale do Sal e tomou a Sela na guerra... 8 Então, Amazias enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vem, meçamos armas. 9 Porém Jeoás, rei de Israel, respondeu a Amazias, rei de Judá... 10 Na verdade, feriste os edomitas, e o teu coração se ensoberbeceu; gloria-te disso e fica em casa;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • proverbios
  • Provérbios
  • provérbios
  • Proverbios
  • proverbios
  • Proverbios
  • Proverbios
  • Proverbios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!