Provaueliton

Páginas: 6 (1474 palavras) Publicado: 16 de abril de 2015
Foram as atrocidades cometidas pelos nazistas que deram origem às discussões e regulamentações que tratam de temas de bioética. FALSO

Os nazistas procuravam justificar cientificamente as práticas atrozes que cometiam. Isso mostra que a ciência, se não for acompanhada da ética, pode se tornar monstruosa.
As atrocidades nazistas giravam ao redor de dois temas principais: eugenia eeutanásia.VERDADE

Um dos primeiros (talvez o primeiro) problema bioético enfrentado foi o do acesso à hemodiálise. A solução encontrada pelas autoridades norteamericanas foi retirar o poder de decisão dos médicos, sobre a internação dos pacientes, e transferi-lo para o Comitê de Seleção de Diálise de Seattle, composto por pessoas de diferentes formações.VERD


pelo entusiamo com o desenvolvimento doconhecimento científico-tecnológico, ainda que sem ser acompanhado do conhecimento ético, uma vez que tal conhecimento científico-tecnológico necessariamente é capaz de trazer apenas benefícios para o ser humano e a vida na terra em geralVERDADEIRO


Potter diagnosticou com seus escritos o perigo que representa para a sobrevivência de todo o ecossistema a separação entre duas áreas do saber, o sabercientífico e o saber humanista.
A clara distinção entre os valores éticos (ethical values), que fazem parte da cultura humanista em sentido lato, e os fatos biológicos (biological facts) está na raiz daquele processo científico-tecnológico indiscriminado que, segundo Potter, põe em perigo a humanidade e a própria sobrevivência da vida sobre a terra.
A bioética, portanto, deve se ocupar de unir a"ética" e a "biologia", os valores éticos e os fatos biológicos para a sobrevivência do ecossistema todo: a bioética tem a tarefa de ensinar como usar o conhecimento (knowledge how to use knowledge) em âmbito científico-biológico. O "instinto" de sobrevivência não basta: é preciso elaborar uma "ciência" da sobrevivência, que o autor identifica com a bioética.

Ao criar a expressão "bioética", Potterpropunha a criação de um novo campo de estudo, que deveria unir o conhecimento científico ao conhecimento moral. Para ele, isso era necessário para evitar danos à humanidade e a toda a vida sobre a terra.


A ética não deve se referir somente ao homem, mas deve estender o olhar para a biosfera em seu conjunto, ou melhor, para cada intervenção científica do homem sobre a vida em geral. A bioética,portanto, deve se ocupar de unir a 'ética' e a 'biologia', os valores éticos e os fatos biológicos para a sobrevivência do ecossistema todo: a bioética tem a tarefa de ensinar como usar o conhecimento (knowledge how to use knowledge) em âmbito científico-biológico (...) essa nova reflexão deveria se ocupar, ao mesmo tempo, de todas as intervenções na biosfera e não apenas das intervenções sobre ohomem. Há, portanto, uma concepção mais ampla em relação à ética médica tradicional".
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


Microbioética
É o ramo da bioética que tem por objetivo o estudo das relações entre médicos e pacientes e entre as instituições e os profissionais de saúde. A microbioética trabalha, especificamente, com as questões emergentes, que nascem dos conflitosentre a evolução da pesquisa científica e os limites da dignidade da pessoa humana.
Macrobioética
É o ramo da bioética que tem por objetivo o estudo das questões ecológicas em busca da preservação da vida humana. A macrobioética trabalha, especificamente, com as questões persistentes. As QUESTÕES PERSISTENTES são aquelas que reiteradamente se manifestam no grupo social e por isso se encontramregulamentadas, por exemplo, a preservação florestal ou de um patrimônio cultural. Também denominada de Macrobiodireito, o mesmo pode abranger questões de cunho ambiental e internacional ambiental, pela amplitude se sua incidência.


O aborto, a eutanásia e a experimentação científica sobre seres humanos são temas de:MICRO

O Hastings Center se dedica ao estudo da bioética, limitado às relações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!