Provas textuais de personagens de "Os Maias"

Páginas: 25 (6143 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Os Maias de Eça de Queirós

Personagens:

Família dos Maias:

- “Os Maias eram uma antiga família da Beira, sempre pouco numerosa, sem linhas colaterais, sem parentelas - e agora reduzida a dois varões, o senhor da casa, Afonso da Maia, um velho já, quase um antepassado, mais idoso que o século, e seu neto Carlos que estudava medicina em Coimbra. Quando Afonso se retirara definitivamentepara Santa Olávia, o rendimento da casa excedia já cinquenta mil cruzados: mas desde então tinham-se acumulado as economias de vinte anos de aldeia; viera também a herança de um último parente, Sebastião da Maia, que desde 1830 vivia em Nápoles, só, ocupando-se de numismática (ciência das moedas e medalhas): - e o procurador podia certamente sorrir com segurança quando falava dos Maias e da suafatia de pão.” (cap. I; p 6/7)

Afonso da Maia:

- Caraterísticas de Afonso: “Afonso era um pouco baixo, maciço, de ombros quadrados e fortes: a sua face larga de nariz aquilino, a pele corada, quase vermelha, o cabelo branco todo cortado à escovinha, e a barba de neve aguda e longa - lembrava, como dizia Carlos, um varão esforçado e das idades heróicas, um D. Duarte de Meneses ou um Afonso deAlbuquerque. E isto fazia sorrir o velho, recordar ao neto, gracejando, quanto as aparências iludem! Não, não era Meneses, nem Albuquerque; apenas um antepassado bonacheirão que amava os seus livros, o conchego da sua poltrona, o seu whist ao canto do fogão. Ele mesmo costumava dizer que era simplesmente um egoísta - mas nunca, como agora na velhice, as generosidades do seu coração tinham sidotão profundas e largas. Parte do seu rendimento ia-se-lhe por entre os dedos, esparsamente, numa caridade enternecida. Cada vez amava mais o que é pobre e o que é fraco. Em Santa Olávia, as crianças corriam para ele, dos portais, sentindo-o acariciador e paciente. Tudo o que vive lhe merecia amor - e era dos que não pisam um formigueiro e se compadecem da sede de uma planta.” (cap. I; p. 12)
-Início da sua relação com Carlos: “Olha bem para mim. Eu sou o avô. É necessário amar o avô!” (cap. II; p.46)
- Enquanto jovem, adere aos ideais do Liberalismo e é obrigado, pelo seu pai, a sair de casa, indo primeiro para Santa Olávia e, depois, para Inglaterra;
- Em Inglaterra, instala-se em casa da tia Fanny e aí vive no meio do conforto;
- Depois do pai morrer, volta para Lisboa e conhece MariaEduarda Runa. Após o luto, casou com ela, vivendo na casa de Benfica, "com belas ideias de patriarca moço". Tem um filho, o Pedrinho.
- Um dia, por altura da reunião das Cortes Reais, na sua casa de Benfica, “(...) a polícia invadiu Benfica, «a procurar papéis e armas escondidas». Afonso da Maia, com o seu filho nos braços e a mulher tremendo ao lado - viu, impassivelmente e sem uma palavra, abusca, as gavetas arrombadas pela coronha das escopetas (espingarda), as mãos sujas do malsim (oficial de justiça) rebuscando os colchões do seu leito. O senhor juiz de fora não descobriu nada: aceitou mesmo na copa um cálice de vinho, e confessou ao mordomo «que os tempos iam bem duros...» Desde essa manhã as janelas do palacete conservaram-se cerradas; não se abriu mais o portão nobre para sair ocoche da senhora; e daí a semanas, com a mulher e com o filho, Afonso da Maia partia para Inglaterra e para o exílio.” (cap. I; p. 16)
- A morte de Pedro marca-o mais que a morte de Maria Runa.
- Vive muito para o neto Carlos.

Maria Eduarda Runa:

- Caraterísticas de Maria Eduarda Runa: “Foi então que conheceu D. Maria Eduarda Runa, filha do conde de Runa, uma linda morena, mimosa e um poucoadoentada. (cap. I; p.15)
- Maria Eduarda Runa nunca se adaptou à vida em Inglaterra e encontra refúgio na sua devoção religiosa. Não confiando numa educação britânica, mesmo sendo católica, faz ir o Padre Vasques de Lisboa para educar o “seu” Pedrinho, o único filho do casal. “Pobre senhora! A nostalgia do País, da parentela, das igrejas, ia-a minando. Verdadeira lisboeta, pequenina e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Personagens dos Maias
  • personagens maias
  • Maias Personagens
  • Os Maias As Personagens Da Fam Lia Maia
  • PERSONAGENS TIPO- "OS MAIAS"
  • Os Maias
  • Os Maias corridas no hipódramo
  • Personagens d'Os Maias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!