Prova7ano Biribol

551 palavras 3 páginas
ESCOLA MUNICIPAL ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ
SENADOR CANEDO, _____, de setembro de 2014
Aluno(a): ___________________________________________________________________________ 7ª _______
Professora Isabela Morais
ATIVIDADE AVALIATIVA – EDUCAÇÃO FÍSICA – 7º ANOS

BIRIBOL
Jogar vôlei já é ótimo, agora imagina só jogar vôlei e tomar banho de piscina ao mesmo tempo! Pois o biribol é exatamente isso: uma partida de vôlei dentro da piscina! Esse esporte refrescante nasceu em uma cidade muito quente do
Noroeste de São Paulo, chamada Birigüi! O idealizador do biribol foi o professor Dario Miguel de Oliveira, que criou esse esporte na década de 1960.
De lá para cá, o biribol se espalhou por um monte de estados e hoje existe até um campeonato brasileiro. Segundo o regulamento da Liga nacional de Biribol a piscina oficial tem as medidas de 8,00 m de comprimento, 4,00m de largura e 1,30m de profundidade.
A mesma Liga define as regras do jogo oficial. No momento de efetuar-se o saque, os atletas das equipes devem estar em seus respectivos lados da piscina, formando cada uma delas 2 linhas de 2 atletas. Os dois atletas que se encontram ao longo da rede são os do ataque, os outros dois são da defesa. O rodízio é feito da direita para a esquerda, as posições 1 e 4 da defesa e 2 e 3 do ataque.
As partidas serão decididas em 3 ou 2 "sets" vencedores. A bola pode ser tocada pelo atleta com qualquer parte do corpo, inclusive os pés e tocando na bola ou sendo por ela tocado, considerar-se-á um toque de bola. E permitido ao atleta fazer apoio nas bordas da piscina, com um dos braços, para efetuar lance de defesa, mesmo sendo o último toque. O apoio mencionado não deverá significar mais impulso para melhorar um ataque (cortada).
Quando a bola tocar nas bordas internas (quina) da piscina ou no cabo de aço/nylon que sustenta a rede será considerada em jogo mesmo que toque mais de uma vez. No
BIRIBOL não existe invasão por cima da rede, pois qualquer jogador do ataque pode tocar a bola por cima da

Relacionados