Prova1FIS2 MAT 1 1

1313 palavras 6 páginas
Centro de Educação Superior de Brasília
Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília
Curso: Engenharia de Computação / Elétrica
Turma: ENGD3A
Professor: Dr. Li Exequiel E. López
Data: 19/03/2013 a Disciplina: Física Geral II – 1/2014 (Matutino) 1 Prova (Caps. 15, 16 e 17)
Aluno:
Matrícula:
Assinatura:

______________________

Tópicos: Oscilações, Ondas I e Ondas II
1a Questão: [Teoria: 30%]
(1.1)

Certo ou errado: [ 10% ]
(a) A aceleração de um corpo em MHS tem módulo máximo no ponto médio da trajetória. (b) A constante de mola é uma propriedade intrínseca que depende unicamente do comprimento da mola e do diâmetro do fio.
(c) O momento de inércia de um corpo rígido é sempre dependente da massa do corpo. (d) A velocidade de um corpo em MHS tem módulo máximo no ponto médio da trajetória. (e) Uma onda estacionária em uma corda é o resultado de duas ondas progressivas idênticas propagando-se em sentidos opostos.
(f) Em uma onda estacionária os nós e os anti-nós permanecem fixos.
(g) Interferência é o fenômeno de reforço e/ou cancelamento unicamente entre duas ondas. (h) As equações relacionadas ao Efeito Doppler não mudam se as massas de ar entre a fonte e o observador estão em movimento, só varia o valor da velocidade do som.
(i) A velocidade de uma onda sonora em um fluido varia de acordo com a sua densidade. (j) Quando o som sai do ar e penetra na água, sua frequência se altera.

(1.2) Dois relógios têm pêndulos simples de comprimento L. O pêndulo do relógio A oscila com uma amplitude angular de 10o; o do relógio B com uma amplitude angular de 5o.
Quando os dois relógios são comparados observa-se que: (a) o relógio A atrasa em relação a
B; (b) o relógio A adianta em relação a B; (c) os dois relógios são síncronos; (d) o resultado da comparação depende do comprimento L; (e) nenhuma das afirmações anteriores é verdadeira. (Justifique a sua resposta).
[ 10% ]

(1.3) O tubo A tem comprimento L e uma extremidade aberta. O tubo B tem comprimento
2L e

Relacionados