prova

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 26 de setembro de 2014
As reformas no setor saúde apresentam metas de redução de gastos. Do ponto de vista da gestão, citam-se custo elevados da tecnologia médica, demandando racionalização de recursos, a demanda social de produtos e serviços de qualidade.
A eficiência e o aumento da qualidade, como lembra Lima (1996), não podem ser tratados como uma equação que resulta de uma mera redução de custos, deum aumento douso da tecnologia ou de uma intensificação do trabalho. Mishima et al (2003), ao refletem sobre a postura dos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de restringiam as questões dos recursos humanos ás necessidades de contratação e alocação de pessoal.
Para Mishima et al, os trabalhadores imprimem seus modos específicos de compreender e realizar os seus projetos e são capazes de reconhecerproblemas, analisar suas distintas conformações, assumir conflitos presentes no dia-a-dia do trabalho, e de forma imperiosa, buscar formas de reinventar, crias as alternativas de trabalho.
No caso dos hospitais, devido ao custo do trabalho, são estabelecidas metas de aumento da produtividade para equilibrar o orçamento (Bittar, 1996). Mas os autores sugerem que o pessoal de saúde não pode ser vistosomente como custo, uma vez que é protagonista dos processos de reforma (Poz et al. 2000).
Vidal et al. (2000), pesquisadores no campo da ergonomia hospitalar, citam as adaptações, ajustes e regulações constantes dos processos hospitalares pelos trabalhadores visando corrigir incidentes que geram retrabalho. Ora, a inadequação das condições de trabalho pode afetar tanto a quantidade como aqualidade dos serviços (Poz ar al, 2000).
A pesquisa que deu origem a este artigo se interessou em estudar possíveis relação entre a gestão da farmácia hospitalar e a atividade de medicar e evidenciar as estratégias e regulações utilizadas pelo auxiliar de enfermagem para tentar garantir a qualidade na assistência ao paciente (Gueses e Assunção, 2002, Guedes, 2003).
No caso da prestação do serviçomedicar busca-se atender ao paciente em situação eletiva ou de urgência com pontualidade em seu tratamento, medicamento correto no que concerne à administração e dose do medicamento. Para a gestão a qualidade significa: medicamento certo, para o paciente certo, na dose certa. Erro é frequente atribuído ao profissional da enfermagem, no entanto os autores informam que na maioria das vezes é dedecorrente de fatores organizacionais (Pepper, 1995, Wakefield, 1998).
O objetivo deste artigo é apresentar o esforço dos auxiliares de enfermagem para garantir a qualidade da medicação apesar dos constrangimentos provocados pela política de qualidade implementada na gestão da farmácia que não o cotidiano e a complexidade do trabalho nas enfermarias.
Matérias e Métodos
O hospital estudado, àsemelhança de outros hospitais e diversos setores da economia, implantou novos métodos de gestão. Entre os métodos destaca-se o procedimento referente a medicação: entrega das prescrição, recebimento e devolução dos itens.
Anteriormente à mudança organizacional, o fluxo de medicação era descentralizado e cada posto de enfermagem tinha o seu estoque independente. O atual regime centralizado de matériasmédicos e de medicamentos pretendia otimizar o controle de distribuição e estoque dos itens de consumo visando minimizar os custos da assistência, reduzir perdas e desperdícios e facilitar o processo de cobrança dos gastos do cliente SUS ou convênios.
A situação escolhida para análise foi a tarefa de medicar. A medicação é considerada um indicador de qualidade da assistência hospitalar, ouseja, o número e o tipo de erros porventura cometidos são perturbações do sistema consideradas prejuízo para as metas de qualidade da assistência ao paciente.
As técnicas de coleta de dados facilitam apreciar as contribuição de cada individua, conhecer as exigência dos postos e dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e os seus esforços para fazer o trabalho mesmo sem ter os meios adequados....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Provas
  • Prova
  • Prova
  • Provas
  • Prova
  • Prova
  • prova
  • prova

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!