prova A bolsa amarela

Páginas: 6 (1470 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

Instruções: As questões a seguir tratam da obra A BOLSA AMARELA, de Lygia Bojunga.
1. Leia com atenção as considerações abaixo e responda às questões propostas:
A Bolsa Amarela é a história de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades, que ela esconde em uma bolsa amarela. Essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia,juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil, e povoado de amigos secretos e fantasias. Ao mesmo tempo em que se sucedem episódios reais e fantásticos, uma aventura espiritual se processa, e a menina segue rumo à sua afirmação como pessoa.

a) Quais eram os problemas de Raquel? Comente-os.____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Assinale a alternativa que melhor corresponde à temática da história.
A) Na obra, Raquel vivencia seu lado criança plenamente, através da sua imaginação ecriatividade.
B) Raquel vivencia suas crises de identidade, objetivando conquistar a posse plena de sua individualidade.
C) Raquel cria suas histórias e personagens para dar conta da sua vontade de escrever.
D) Raquel é uma garota mimada, que vive em seu mundo de fantasia e imaginação e, por não querer crescer, inventa personagens e histórias fantásticas.

2. Sobre a história do livro, é possívelafirmar que:
I. Raquel entrou em conflito consigo mesma ao reprimir três grandes vontades: a de crescer, de ser garoto e de ser escritora.
II. Por ser solitária, Raquel criava amigos imaginários, como André e Lorelai, com os quais conversava e contava seus segredos.
III. Tia Brunilda, como de costume, enviou a Bolsa Amarela para Raquel, junto com outras coisas, que ficaram para os outros membrosda sua família.

É correto:
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e II.
(D) Apenas III.
(E) I, II e III.


3. Assinale se as afirmações abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F), de acordo com a obra lida. Quando forem falsas, corrija-as no verso da folha:
a) V – F Todas as personagens confidentes de Raquel, na história, são homens.
b) V– F Onarrador-personagem, em primeira pessoa, foi utilizado apenas para tornar a história mais interessante para o leitor.
c) V – F Raquel guardava simbolicamente suas vontades e seus amigos imaginários na Bolsa Amarela.
d) V – F As personagens que habitavam a Bolsa Amarela eram apenas fruto da criatividade e da imaginação de Raquel.
e) V – F Pode-se afirmar que o tempo da narrativa é apenascronológico, pois se tem a real noção da duração de todos os eventos narrados.
f) V – F Na obra, há personagens reais e imaginárias. A narradora e sua família são personagens reais, enquanto o galo Afonso e Terrível são personagens imaginárias.
g) V – F O espaço da narrativa é concreto e abstrato ao mesmo tempo. Como exemplo de espaço concreto ou real, pode-se citar a casa da Tia Brunilda.
h) V – F A BolsaAmarela pode ser considerada apenas como um espaço concreto da narrativa, uma vez que as personagens realmente são colocadas dentro dela.
i) V – F A vantagem da narrativa em primeira pessoa, neste tipo de obra, é atribuir ao texto um caráter mais intimista, a partir do qual se podem perceber nitidamente os conflitos vividos pela protagonista Raquel.
j) V – F Os conflitos vividos por Raquel sãotípicos da pré-adolescência, fase repleta de dúvidas, busca de afirmação e identidade.

4. As personagens criadas por Raquel, de certa forma, podem caracterizá-la, representando seus conflitos interiores e vontades. Associe as colunas abaixo, fazendo a correspondência entre elas:
(1) A Guarda-chuva enguiçada
(2) O Galo Afonso
(3) A Linha Forte
(4) O Galo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A bolsa Amarela
  • A bolsa amarela
  • A Bolsa Amarela
  • A bolsa amarela
  • a bolsa amarela
  • A bolsa amarela
  • a bolsa amarela
  • Prova Amarela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!