Prova sobre liderança

Páginas: 5 (1238 palavras) Publicado: 18 de abril de 2013
1 - O que é liderança?
2 - Os Líderes possuem traços comuns?
3 - A experiência torna os líderes mais eficazes?
4 - Os líderes eficazes têm um estilo de liderança comum?
5 - Os estilos de liderança são fixos?
6 - Se alguém não pode ser líder, pode pelo menos parecer líder?
7 - Os seguidores são importantes?
8 - Quais características dos seguidores são importantes?
9 - Os Líderes tratamtodos os seguidores da mesma forma? Justifique.
10 - Como as características do seguidor Influenciam a eficácia do estilo de
um Líder?
11 - Até que ponto os líderes devem envolver os seguidores em suas
decisões?

1. Quem é o líder?
Se você pesquisar a palavra “líder” na internet ou em livros especializados, verá o quão difícil é encontrar duas definições exatamente iguais para o termo. Issoocorre porque o conceito de líder é subjetivo (relativo ao sujeito) e, desta forma, varia de cabeça para cabeça.
Algumas cabeças definirão o líder como um ser especial dotado de certas características pessoais (quase mágicas) capazes de magnetizar seus seguidores. Outras cabeças o definirão como uma pessoa comum, simples e humilde que, com grande doação pessoal, consegue mobilizar multidões.
Averdade é que nenhum estudo conseguiu comprovar uma relação direta entre diferentes características pessoais e a manifestação do líder. Entretanto, no nosso entendimento, para um líder se manifestar, serão necessárias apenas duas condições. A primeira delas nos será revelada na definição de líder mais direta e inquestionável que já encontrei.

“Um líder tem seguidores-aliados voluntários.”Conheci esta definição no livro O guia dos Gurus de Joseph e Jimmie Boyett e nunca mais a esqueci justamente por ser compacta e muito clara. Nossas imagens mentais de um líder podem nos levar a várias ideias, ideais e até fantasias. Porém, é inquestionável que só é líder aquele que tem seguidores-aliados voluntários. Não importam seus traços de personalidade, sua formação acadêmica, seus valorespessoais, sua aparência, seu saldo bancário, seu status. Nada disso realmente o definirá como um líder. Mas importará se as pessoas que o seguem o fazem voluntariamente.
Para tirarmos quaisquer dúvidas e validarmos esta primeira condição, peço que você pense em um líder que considera como uma referência inquestionável.

Pense.
Pensou?

Então responda: este líder tem (ou teve) seguidores-aliadosvoluntários? Você poderá ter pensado na figura forte e agressiva de Adolf Hitler ou frágil e amorosa de Madre Teresa, ou uma outra. Porém, independentemente das contrastantes diferenças físicas e de personalidade, certamente, o ponto-chave, o elemento invariável, é a presença de seguidores-aliados voluntários.
Um seguidor-aliado voluntário é aquele que segue o líder por acreditar (ou ter aconvicção) de que é útil a uma causa, a uma visão, a um objetivo. Ele poderá ou não ter ganhos pessoais durante a jornada, mas seguirá o líder por estar envolvido em algo maior que ele, maior que o líder e que o próprio processo da liderança. Nas empresas, são aquelas pessoas que “vestem a camisa” e estão engajadas em desenvolver o seu máximo potencial em tudo o que fazem. São leais, mesmo quandoprecisam se opor às ideias ou às orientações do líder.

2. O que é liderança?
“Liderança é um processo de influência, levando ao desenvolvimento social e humano.”
Tive contato com esta fantástica definição quando presenciei os ensinamentos do Prof. Leo Bruno ao sintetizar os debates dos quais participa no Comitê do Global Leadership Forum da ONU/UNESCO. E por que a considero fantástica? Por que elatambém nos propõe uma ruptura de paradigma ao desafiar nossa crença sobre o que representa ser um líder.
Tal definição defende que o processo de influência é apenas um meio para se atingir um fim: o desenvolvimento social e humano. Portanto, muitos daqueles que consideraríamos como grandes líderes, são (ou foram) meramente grandes influenciadores pois sua competência não foi colocada a serviço...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Liderança Prova
  • Sobre liderança
  • Prova lideranca FGV
  • Questões Prova Liderança FGV
  • Considerações sobre a Influência da Liderança
  • Resenha texto sobre liderança
  • teorias sobre motivação e liderança
  • Trabalho sobre liderança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!