PROVA - LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Páginas: 6 (1439 palavras) Publicado: 19 de dezembro de 2013

FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA
Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 – Jd. Vera Cruz – Sorocaba/SP
CEP:18050-000 – (15) 3321-1520
www.anhanguera.com - 0800 15 21 36





AVALIAÇÃO



- Leia atentamente as perguntas e releia suas respostas.
- A prova é individual, sendo permitida consulta apenas ao PLT.
- A avaliação vale de zero a dez pontos. As questões objetivas valem 0,50 e assubjetivas 1,0.



1. (ENADE / 2012)

A partir dos textos acima, avalie as afirmações que se seguem.
I. No trecho “gerente / Impertinente / Que dá ordens a você” do texto de Noel Rosa, há referência indireta a um dos elementos caracterizadores da figura do empregado, que, conforme os termos da legislação trabalhista vigente, é o pressuposto da subordinação.
II. No texto de Noel Rosa e no deRenato Russo, há referências a temas de ordem trabalhista e constitucional, especialmente ao princípio da dignidade da pessoa humana e ao direito a um ambiente de trabalho equilibrado.
III. Todos os textos fazem referência a algum tema do Direito do Trabalho, como jornada e horário de trabalho, subordinação do empregado às ordens de quem representa a empresa e ambiente de trabalho equilibrado.IV. O texto de Renato Russo apresenta viés histórico, porque a erradicação do trabalho escravo e degradante já foi alcançada no Brasil.
É correto apenas o que se afirma em
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e IV.
e) III e IV.






2. (ENADE / 2012) Tendo-se recusado a cumprir ordem lícita de serviço, um empregado foi advertido, por escrito, por seu gerente. Ao receber a advertênciaescrita, recusou-se a assinar cópia do documento do empregador, sob alegação de não concordar com seu conteúdo. Foi, então, despedido por justa causa, sob a imputação de ato de indisciplina. Nessa situação, infere-se que:
a) o empregado agiu de forma ilegítima ao se recusar a assinar a advertência do gerente.
b) a imputação de indisciplina ao empregado que se recusou a assinar a advertência foi medidatomada corretamente pela empresa.
c) a empresa agiu corretamente ao despedir o empregado por justa causa com base na recusa dele de assinar a advertência escrita.
d) a recusa do empregado em assinar a advertência constitui caso de insubordinação, sendo possível a terminação fundada nesse motivo.
e) a empresa errou ao demitir por justa causa o empregado que se recusou a cumprir ordem lícita deserviço, pois o gerente já o havia advertido.

3. (CFC / 2012) De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida assinale a opção CORRETA.
I. Considera-se empregador a empresa individual ou coletiva que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
II.Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
III. Considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.
A sequência CORRETA é:
a) F, F, F.
b) F, V, F.
c) V, F, V.d) V, V, V.

4. (CFC / 2011) De acordo com a legislação trabalhista, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção CORRETA.
I. Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiver sob a direção, controle ou administração de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outraatividade econômica, serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
II. Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domicílio do empregado, desde que esteja caracterizada a relação de emprego.
III. Considera-se como “de serviço efetivo” o período em que o empregado esteja à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Legislação trabalhista prova
  • questões da prova de Legislação trabalhista
  • prova legislaçao trabalhista
  • Legislação social e trabalhista
  • Legislação social trabalhista
  • Legislação social e trabalhista
  • Legislação Social, Trabalhista
  • Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!