Prova Estabilidad e Escavação Subterrânea

472 palavras 2 páginas
Mecânica das Rochas e Estabilidade de Taludes – G1

RESPOSTAS:
1) O QQD é o padrão que designa a qualidade do maciço rochoso. Este mede a porcentagem de rocha boa dentro das escavações. A partir do resultado do RQD é possível desenvolver ações de otimização e desenvolvimento da mina atuar junto com outros parâmetros como o RMR, Q e etc.
2) Quando se trata de mecânica de rochas é de suma importância que se conheça as características geológicas do maciço. Devemos conhecer as estruturas geológicas e sua orientações tais como mergulho e direção do corpo, dobras e falhas e etc, para que dessa forma se desenvolva atividades minerarias mais eficientes.
3) O estudo de descontinuidades em maciços rochosos é de suma importância pelo fato de serem condicionantes do comportamento dos maciços,principalmente em relação deformabilidade, resistência e permeabilidade., controlando toda a estabilidade do meio rochoso.
4) Elástico: neste tipo de comportamento a tensão aumenta proporcionalmente à deformação até uma tensão de escoamento e quando se retira a tensão, o material volta para a mesma condição inicial sem nenhuma deformação residual.
Elastoplástica: Um tipo de deformação que não é linear, envovento deformação tanto plástica quanto elástica, passando, nesse caso, porem sofrendo maior plasticidade.
Plastoelastico: Quase o mesmo caso que o anterior, porem aqui a maior parte da deformação é elástica.
5) Em ambos os ensaio, o corpo de prova deve ter formato cilíndrico., onde geralmente a altura do corpo de prova deve ser de aproximadamente 3x o diâmetro do mesmo.
6) Quando aumentamos a pressão de confinamento em rochas brandas e duras, a tendência é fazer com que se provoque também um aumento da resistência de pico, residual e consequentemente o modulo de elasticidade. Ou seja, quando se aumenta o primeiro, aumenta-se também os outros parâmetros.
7) Os parâmetros de resistência das rochas no ensaio triaxial são obtidos de acordo com termos de tensões efetivas, de

Relacionados

  • Engenheiro Civil
    225730 palavras | 903 páginas