Prova do curso de pedagogia (módulo 2.1) uniseb

Páginas: 17 (4092 palavras) Publicado: 19 de maio de 2012
01. (0,40 ponto) A pedagogia de Jean-Jacques Rousseau, sobretudo a partir dos princípios e orientações presentes na obra “Emílio ou da educação”, pode ser compreendida como a busca pela formação de um homem novo. não corresponde às intenções do autor ministrar um ensino de caráter:

a) coletivo, em escolas urbanas, tendo como referência o pensamento iluminista e a enciclopédia.
b)individualizado, sendo o pai o responsável pela educação do filho, da infância à vida adulta.
c) individualizado, que respeite as fases de amadurecimento do educando, tendo o aprendizado das leis e da política como etapa final.
d) naturalista, tendo o campo como ambiente privilegiado para o aprendizado das diferentes ciências.
e) prático, voltado para a aprendizagem dos princípios teóricos a partirdo desenvolvimento de atividades manuais.

Resposta: A
Para Rousseau, a criança deve ser retirada da influência dos pais e das escolas, isolada da sociedade e entregue a um professor ideal, que a eduque segundo os padrões da natureza e em contato com esta.


02. (0,40 ponto) Assim como as sociedades da Antiguidade, Roma passou pela organização de classes com “reis” eleitos, baseada naescravidão. Grandes proprietários, os patrícios, monopolizavam o poder às expensas de pequenos proprietários, os plebeus, que apesar de livres, estavam excluídos da classe dirigente. As reivindicações incessantes dos plebeus deram-lhes, em 287 a.C., a igualdade política. Como a história política, a educação romana passou por períodos que apresentaram algumas diferenças significativas. Quanto a essesperíodos da educação romana, podemos destacar que:

a) a função educadora do pai foi significativa apenas nos primeiros tempos da cidade, tendo sido excluída depois da impregnação dos ideais gregos que valorizavam a escola e o lúdico.
b) o professor foi valorizado durante toda a história romana, principalmente no Império, quando as escolas cresceram e incorporaram todas as camadas dasociedade.
c) durante o Império, a educação era mais complexa e responsabilidade do Estado, preocupado com a formação do cidadão romano.
d) a cultura grega não influenciou a escola romana, pois os romanos criaram instituições e locais apropriados para o ensino, permitindo-nos dizer que o formalizaram.
e) a escola romana era totalmente idêntica ao modelo grego, sendo a participação familiar naformação do cidadão sua única inovação.

Resposta: C
Durante o período imperial, o governo romano preocupou-se mais com a educação, pois percebeu que ela seria fundamental para a conservação das regiões conquistadas. Assim, fundou escolas municipais, controlando, mais detidamente, a formação do cidadão romano.


03. (0,40 ponto) Sobre o Behaviorismo, é incorreto afirmar que:
a) a palavrainglesa behaviour ou behavior significa comportamento, conduta.
b) o Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Metafísico têm origem nos trabalhos pioneiros de Watson e Pavlov.
c) o Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento humano como algo inato, isto é, presente desde o nascimento. Portanto, o comportamento individual humano já estaria determinado antes do nascimento.
d) osbehavioristas postulavam o comportamento humano como objeto da Psicologia.
e) o Behaviorismo Metodológico acredita na existência da mente, mas ignora-a em suas explicações sobre o comportamento.

Resposta: C
O Behaviorismo é representante da corrente ambientalista, que se contrapõe ao Inatismo. Segundo os behavioristas, o ambiente é responsável pela aprendizagem do sujeito, não havendoparticipação deste.


04. (1,00 ponto) O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia cujas proposições nucleares se concentram no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos. A Psicologia do Desenvolvimento contempla duas correntes que fundamentam discussões posteriores: o Inatismo e o Ambientalismo. Explique-as.

Resposta:
O Inatismo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • prova eletronica de D.P 2.1 pedagogia uniseb
  • prova pedagogia uniseb 3.1
  • Prova de Pedagogia 2.2 uniseb
  • Prova 8.1 Pedagogia Uniseb 2014/1
  • Prova eletrônica módulo 6.1 pedagogia coc
  • Prova av1 curso pedagogia ead estacio
  • Atividade avaliativa 2.1 filosofia uniseb
  • Gabarito módulo 1.2 uniseb

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!