Prova De Teologia Voca O Ministerial

Páginas: 9 (2158 palavras) Publicado: 13 de abril de 2015
José Ricardo de Sousa












Vocação Ministerial - Pastor Everton Lopes












Núcleo Carrapateira 12/2014
AVALIAÇÃO
VOCAÇÃO MINISTERIAL
Responda com suas palavras: realize pesquisas extra apostila.
1. O que é dom espiritual?
2. O que é habilidade natural?
3. Que tipo de pessoas possui dons espirituais e/ou habilidades naturais? Qual a diferença
entre estes dois tipos de pessoas?4. Cite e justifique 3 motivações falsas para a chamada para ministério.
5. Cite e justifique 3 motivações verdadeiras para a chamada para ministério.
6. Descreva sobre 5 personagens bíblicos, seus dons espirituais e habilidades naturais.
7. Testemunhe sobre seu chamado, vocação e dons. (30 linhas/ mínimo):
Quando Deus o chamou?
Quando você aceitou?
Como você iniciou?
Onde pretende chegar?
8.Comente sobre a diferença entre dons espirituais , habilidades naturais e fruto do Espírito.
9. Quais são seus dons espirituais e por que você se julga tê-los?
Prático:
1. Identifique na igreja que você congrega 5 pessoas, cite seus nomes, dons e habilidades naturais.
2. Faça uma resenha crítica sobre a vida e obra de John Wesley (minino 45 linhas)
Resenha crítica = resumo + opinião pessoalRespostas.
1. Capacidade dada por Deus a cada membro do corpo de Cristo de acordo com a sua vontade Graça para a edificação da Igreja. É a manifestação do Espírito Santo dentro de nós, nos capacitando com poder de Deus para realizar uma tarefa segundo a sua vontade.
2. É uma habilidade que essas próprias pessoas possuem naturalmente, uma pré-disposição para: cantar, tocar instrumentos e outrashabilidades.
3. Qualquer tipo de pessoa pode possuir habilidades naturais e usar da forma que deseja, mais os dons Espirituais apenas o povo que está presente no corpo de Cristo, na Igreja Santa do Senhor.
4. - A tradição familiar e a influência de terceiros: O chamado divino é individual, e não hereditário! Não existe vocação familiar.
- A mera existência de certas qualificações naturais:Comunicação, erudição, oratória, simpatia, entusiasmo, humildade, iniciativa, criatividade, são aspectos que alguns classificam com “dons pastorais”. Realmente são qualificações naturais necessárias à um pastor, porém isoladamente não constituem uma prova conclusiva de vocação pastoral.
- A sedução por alguma vantagem material: O ministério (vocação religiosa) não é profissão; é missão divina!Não é paraempresário e administradores mais sim para pessoas que tem o Poder do Deus Vivo sobre elas.
5. - Uma intensa compulsão interior: O Espírito Santo opera eficazmente na consciência do indivíduo, convencendo-o de que há um chamado divino para ele. Essa operação contínua transforma-se numa insistente compulsão interior irresistível, que, atingindo seu objetivo, conduz a plena convicção. Nesse caso, a pessoanão encontra paz interior enquanto não cede a essa força interna e diz sim à Deus. (I Co 9:16)
- Uma inquietante conscientização da falta de obreiros: O verdadeiro vocacionado compreende e participa da ansiedade daqueles que constatam a atualidade das palavras de Cristo: “A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.(Lc 10:2)
- Uma persistente vitória sobre os obstáculos à vocação: Na vida, nada é exatamente fácil. O caminho cômodo e espaçoso nem sempre é o que conduz a um destino feliz. Também na trilha do vocacionado muitos pode ser o obstáculo que o pressione a não acreditar no chamado divino, a relutar em obedecê-lo ou mesmo a tentar recusá-lo. Mas a tenacidade com que o candidato enfrenta taisdificuldades pode ser um elemento indicador da autenticidade de sua vocação. Moisés teve muitas dificuldades ao longo dos 40 anos de sua missão no comando do êxodo de Israel. Todavia venceu todas porque estava convicto de sua vocação e responsabilidade.
6.
1: Davi: Um dos maiores escritores das escrituras, Salmista, compositor, musico, estadista, guerreiro, soldado, profeta e sacerdote.
2: Neemias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teologia: Vocação Ministerial
  • prova de teologia
  • Prova teologia
  • provas teologia ftb digitada
  • Minha prova de bacharel em teologia
  • Prova final teologia
  • Prova de bacharel em teologia
  • Teologia geral prova

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!