prova agente2006 1 c1

7257 palavras 30 páginas
CADERNO 1
LÍNGUA PORTUGUESA
As questões de 1 a 4 referem-se ao texto 01
Texto 01
Os construtores da paz
Na história da humanidade, a raiva, o ódio e a violência sempre existiram. O amor, a solidariedade e a cooperação também. Em cada um de nós, há o potencial da amorosidade e o da agressividade. É preciso expandir o primeiro para nutrir a capacidade de amar e de ser solidário. A agressividade é necessária para lutar pelos próprios direitos, indignar-se com as injustiças e ter persistência para batalhar por metas de vida. No entanto, o impulso agressivo, quando não é bem cuidado, pode se transformar em ódio e violência, tornando-se, portanto, destrutivo.
É grande o índice de estresse e de violência no mundo. O potencial da amorosidade se encolhe com a falta de solidariedade e com a atrofia da sensibilidade para com o sofrimento dos outros. O potencial da agressividade explode em ódio e violência no trânsito. O abuso de drogas (inclusive o álcool) e a facilidade de acesso às armas de fogo resultam no aumento do número de homicídios, e isso já se tornou uma das principais causas de morte de pessoas jovens. Cresce a massa dos excluídos, decresce o valor da vida. A extrema desigualdade existente na distribuição de renda aumenta drasticamente o abismo entre miseráveis, pobres e ricos. A intolerância diante da diferença de religiões e etnias acirra conflitos, desembocando em atos de hostilidade e em guerras civis.
Compreender os processos de transformação dos sentimentos e regular a impulsividade dependem, na verdade, de um trabalho persistente que precisamos fazer dentro da gente a vida inteira. Há muitas pessoas que não conseguem “segurar a raiva” e acabam sendo violentos até mesmo com os próprios familiares. É expressivo o índice de violência doméstica que resulta em abuso físico (mulheres, crianças e jovens espancados), negligência, abandono, abuso sexual, abuso psicológico (atitudes violentas, gritar, humilhar, aterrorizar, rejeitar).
O esforço de entender nossos

Relacionados