Prova 2 355019ed61fd8b91dadf3a62ca5fa3d1cc62a

1326 palavras 6 páginas
Questão 1 (IFSC 2015/1)
Anexos embrionários são estruturas que derivam dos folhetos germinativos do embrião, mas que não fazem parte do corpo desse embrião. Os anexos embrionários são: vesícula vitelina (saco vitelínico), cordão umbilical, âmnio (ou bolsa amniótica), cório e alantoide. Com base na figura abaixo e com relação à placenta e aos anexos embrionários, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01 ( ) O cordão umbilical é um anexo embrionário exclusivo de mamíferos.
02 ( )

A placenta é um órgão constituído tanto de tecidos materno quanto fetais (cordão umbilical) que possuem a função de transportar nutrientes e oxigênio da circulação da mãe para o feto. O sangue da mãe se mistura com o do feto, uma vez que os vasos sanguíneos de ambos são contínuos.

04 ( )

O âmnio é uma membrana que envolve completamente o embrião, delimitando uma cavidade denominada cavidade amniótica. Essa cavidade contém o líquido amniótico, cujas funções são proteger o embrião contra choques mecânicos e dessecação. 08 ( )

O alantoide é uma bolsa contendo substâncias de reserva energética (vitelo), responsável pela nutrição do embrião. Nos mamíferos placentários, o alantoide possui pequenas dimensões, sendo a nutrição desempenhada pela placenta.

16 ( )

O cório é o anexo embrionário mais externo, presente em répteis, aves e mamíferos.

Questão 2 (UDESC 2012/1)
As aves que voam têm o corpo muito leve, inclusive porque seus ossos são ocos. Em algumas partes internas os ossos possuem nervuras, como as de uma asa de avião, para torná-los mais fortes. O esqueleto de uma águia calva, por exemplo, não pesa mais do que 300 gramas. Alguns ossos são soldados, isto é, ligados uns aos outros, de maneira a dar uma estrutura mais compacta à ave.
Assinale a alternativa correta em relação ao excerto e ao voo das aves.

a ( ) O osso do peito é adaptado em forma de quilha, como a de um barco, e é chamado de carena, servindo como suporte para a musculatura

Relacionados