prova 1 35501307d3daab5f5a7ec1f339093dfca7637

1407 palavras 6 páginas
Questão 1
O ciclo biogeoquímico do carbono compreende diversos compartimentos, entre os quais a Terra, a atmosfera e os oceanos, e diversos processos que permitem a transferência de compostos entre esses reservatórios. Os estoques de carbono armazenados na forma de recursos não renováveis, por exemplo, o petróleo, são limitados, sendo de grande relevância que se perceba a importância da substituição de combustíveis fósseis por combustíveis de fontes renováveis.
A utilização de combustíveis fósseis interfere no ciclo do carbono, pois provoca

a ( ) aumento da porcentagem de carbono contido na Terra.

b ( ) redução na taxa de fotossíntese dos vegetais superiores.

c ( ) aumento da produção de carboidratos de origem vegetal. d ( ) aumento na quantidade de carbono presente na atmosfera.

e ( ) redução da quantidade global de carbono armazenado nos oceanos.

Questão 2
Os códons AGA, CUG e ACU do RNA mensageiro codificam, respectivamente, os aminoácidos arginina, leucina e treonina. A sequência desses aminoácidos na proteína correspondente ao segmento do DNA que apresenta a sequência de nucleotídeos GAC TGA TCT será, respectivamente:

a ( ) arginina, leucina, treonina. b ( ) leucina, arginina, treonina. c ( ) leucina, treonina, arginina. d ( ) treonina, leucina, arginina. e ( ) treonina, arginina, leucina.

Questão 3
Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado casal. Uma equipe policial de perícia teve acesso ao material biológico carbonizado da vítima, reduzido, praticamente, a fragmentos de ossos. Sabe-se que é possível obter DNA em condições para análise genética de parte do tecido interno de ossos. Os peritos necessitam escolher, entre cromossomos autossômicos, cromossomos sexuais (X e Y) ou DNAmt (DNA mitocondrial), a melhor opção para identificação do parentesco da vítima com o referido casal. Sabe-se que,

Relacionados