Provérbios

Páginas: 4 (863 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Bairro Butantã – SP

O Butantã é um bairro localizado no extremo oeste da cidade de São Paulo, bem dotado quanto aos temas cultura e lazer e está bem desenvolvido no comércio e indústria, sendoprivilegiado por ter bairros vizinhos como Pinheiros, Morumbi, Itaim e Lapa e também municípios como Osasco e Cotia. Seu nome vem do indígena Ybitanta que significa "taipa de terra roçada", ou "terraduríssima", em alusão ao Forte Emboaçaba. O Butantã estava no caminho para o Forte Emboaçaba, antiga fortificação erguida pelos portugueses na região no final do século 16.
Existem muito poucosdocumentos sobre a origem do Butantã com bairro. O que se sabe é que no século 17, os portugueses doaram a área onde hoje situa o Butantã ao Afonso Sardinha para construir a margem do rio Pinheiros um portopara escoamento da produção da região. Como Sardinha e sua esposa não tinham herdeiros, doaram suas terras à igreja de São Paulo, em 1750. Os jesuítas dividiram as terras em 19 grandes sítios, queforam posteriormente arrendados. Em 1759 os jesuítas seriam expulsos do Brasil e as terras então foram passadas para o Estado, em 1799, Bárbara do Espírito Santo arrendou toda a área e anos mais tardedeixou-a como herança para Ana Rodrigues. Quase um século depois, em 1889, a propriedade chamada Fazenda Butantã é comprada pelo Dr. Arnaldo de Oliveira Barreto.
Em 1898, uma equipe da SecretariaEstadual da Saúde, da qual participava o médico e cientista Vital Brasil, identificou um surto epidêmico de peste bubô-nica no porto de Santos, que ameaçava alastrar-se. A urgência de um soro levou oEstado a instalar um edifício para a produção do mesmo em um local distante da Cintra d§ oididi, E assim foi escolhida a fazenda Butantã, comprada do Dr. Arnaldo. Em fevereiro de 1901 foi inauguradooficialmente o Instituto Seru-mtherapico, hoje Instituto Butantã. Em 1915 a Cia City iniciou a urbanização da região.

Referência no ensino:
O Instituto Butantã tem uma das maiores coleções do mundo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • proverbios
  • provérbios
  • Proverbios
  • proverbios
  • Proverbios
  • proverbios
  • Proverbios
  • Proverbios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!