PROTÓTIPO DE RAMPA DE ACESSO À ORLA SEBASTIÃO MIRANDA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA.

4884 palavras 20 páginas
1.
FACULDADE METROPOLITANA DE MARABÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PROTÓTIPO DE RAMPA DE ACESSO À ORLA SEBATIÃO MIRANDA NO MUNICÍPIO DE MARABÁ-PA.

Andreza Barbosa Csako Bruno Ricardo Mendes Santos Carlos Henrique da Costa Passos Daniella Pineli Chaveiro Costa
Décio Crisóstomo da Silva Pereira
Karlos André Amorim Nogueira
Querollen Melo e Silva
TURMA: ENC52

MARABÁ
2015/1
RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido com a finalidade de tornar acessível parte da calçada de um dos principais pontos turísticos da cidade Marabá-PA, a Orla Sebastião Miranda. Utilizando ferramentas da engenharia civil como método fundamental para estudar, avaliar e executar esta benfeitoria, partindo dos parâmetros norteados pela NBR 9050 e utilizando também outros conhecimentos adquiridos no decorrer da vida acadêmica, tais como as disciplinas vistas no 5º semestre do curso de engenharia civil da Faculdade Metropolitana de Marabá.

Palavras-Chave: Acessibilidade; Orla; calçadas; NBR.

2. CARACTERIZAÇÃO

Neste trabalho, focamos na dificuldade de locomoção que cadeirantes e pessoas com capacidade de locomoção reduzida enfrentam, além da escassez de ônibus adaptados na cidade, não existem rampas suficientes que facilitem o acesso à calçadas em desnível com as vias.
Observando essa problemática, e de acordo com o tema proposto pela faculdade, escolhemos o principal ponto turístico do Município de Marabá; a Orla Sebastião Miranda. Inaugurada em 2006, o cartão postal se encontra fora dos padrões de acessibilidade na maior parte dos seus 5 km de calçadas, visto que em sua extensão existem somente duas rampas de acesso.
Notando o extremo descaso do assunto perante as autoridades responsáveis, propomos como solução a implantação de rampas de acesso em lugares estratégicos. Criamos uma rampa como prospecto que poderá ser adequada à diferentes desníveis de calçadas, viabilizando desta forma, a acessibilidade e tornando real o acesso a vida comunitária.

3. METODOLOGIA

Para se combater

Relacionados