Protozoários transmitidos pelas dta's

533 palavras 3 páginas
Doença Causador Detalhes Prevenção
Salmonelose Vários sorotipos de Salmonella spp. , transmitida principalmente por cremes de doces, carne moída, embutidos, alimentos crus (principalemnte ovos) É uma das doenças mais difundidas pelo mundo. Uma das espécies causa a febre tifóide, que é uma invasão sistêmica. Causa febre, náusea, vômito, diarréia e dor abdominal. Muitos são os cuidados, como: manter os alimentos refrigerados, lavar bem as mãos antes de preparar a comida, evitar carnes e ovos crus, comprar carnes de preferência à vácuo ou em açougues de confiança, evitar misturar carnes diferentes na mesma receita.
Cólera Vibrio cholerae , transmitido por água e alimentos. A bactéria infecciona o indivíduo e produz uma toxina no intestino. A infecção não causa problemas, mas a toxina causa graves diarréias, podendo ser perdido 10 a 12 litros de água por dia, cusando desidratação. A melhor forma de prevenção é o tratamento da água de abastecimento e a lavagem correta dos vegetais.
Amebíase Entamoeba histolytica, transmitida por cistos, presentes em água contaminada por fezes. O protozoário infecciona o corpo entrando na forma de cistos (formas protegidas), sendo liberada a ameba quando chegado no intestino. Estima-se que 10% da população mundial esteja infectada, mas poucas pessoas desenvolvem sintomas. Causa forte diarréia, podendo haver sangue e muco. Beber somente água tratada ou fervida, não confiando em tratamentos com tabletes de cloro. Lavar corretamente as verduras, legumes e frutas.
Intoxicação botulínica Clostridium bolulinum, transmitido por alimentos industrializados, especialmente as conservas. Causada por uma das toxinas mais fortes, produzida pelo C. botulinum. 1grama da toxina pode matar 30 bilhões de camundongos. Causa paralisia muscular, podendo facilmente levar à morte. A melhor prevenção é o consumo de conservas com certificação. Algumas conservas caseiras são especialmente perigosas, como o palmito e os cogumelos.
Botulismo infantil

Relacionados

  • 2 Relatorio de microbiologia dos alimentos Higieniza ao dos alimentos e DTAs
    1121 palavras | 5 páginas
  • Microbiologia
    6114 palavras | 25 páginas
  • doenças veiculadas por alimentos
    7915 palavras | 32 páginas
  • Enfermagem
    8052 palavras | 33 páginas