Protozoários

Páginas: 4 (859 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
P R O T O Z O Á R I O S

1) Introdução:

A maioria dos protozoários apresenta um corpo composto por uma única célula, que pode ter 10µm nos coanoflagelados ou muitos centímetros em algunsdinoflagelados, foraminíferos ou amebas. Esta estrutura corpórea do protozoário é limitada pela membrana celular. A flexibilidade ou rigidez do corpo e de sua forma são super dependentes do citoesqueleto,que está localizado bem abaixo da membrana celular. Logo, o citoesqueleto e a membrana formam o que chamamos de “película”, que é como uma “parede corporal” destes organismos. Filamentos protéicos comoa actina, microtúbulos, vesículas como os alvéolos compõem o citoesqueleto.

Na figura abaixo é possível ver de forma esquemática as diferentes posições que podem se formar de acordo com o arranjodas estruturas componentes do citoesqueleto. Em A os filamentos formam uma malha densa no citoplasma, bem próximo à superfície. Já em B os microtúbulos se arranjam formando uma espécie de “coletemicrotubular”. Em C os microtúbulos originam-se nos corpos basais flagelares e se espalham compondo um esqueleto axial. Em D os feixes de microtúbulos irradiam-se a partir de um centroplasto que está nocentro da célula e se estendem para o interior, projetando uma espécie de raio da superfície celular. Em E e F temos as estruturas alveolares. Que podem ser vazias (podendo enturgescer para auxiliar nasustentação da célula) ou ter placas de celulose secretadas em seu interior, formando um endoesqueleto rígido (F).

Ilustração: Ruppert, Edward E., Fox, Richard S., Barnes, Robert D. Zoologia dosinvertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. São Paulo. Roca, 2005.

2) Tipos de protozoários:
Os protozoários podem apresentar dois tipos de esqueleto: endo e exoesqueleto. Asorganelas responsáveis pela locomoção do protozoário podem ser os flagelos, os cílios ou ainda extensões fluidas do próprio corpo (ospseudópodes). Alguns destes organismos dependem da fotossíntese, outros se nutrem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROTOZOARIOS
  • Protozoarios
  • Protozoarios
  • protozoários
  • Protozoários
  • Protozoarios
  • Protozoários
  • Protozoários

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!