Protovcolo smnp

3392 palavras 14 páginas
Protocolo SNMP

Introdução

As mudanças das características das redes de computadores de pequenas redes locais para grandes redes espalhadas geograficamente, de redes homogêneas para redes heterogêneas, bem como a evolução dos equipamentos que interligam as redes e o aumento do número de usuários conectados a elas tem dificultado em muito a gerência.
No início da década de 80 o protocolo Simple Network Management Protocol – SNMP começou a ser desenvolvido pelo Internet Engineering Task Force – IETF, com o objetivo de disponibilizar uma forma simples e prática de realizar o controle de equipamentos em uma rede de computadores. Atualmente as pesquisas na área de gerenciamento de redes possuem o objetivo de obter da rede seu rendimento máximo. É com este objetivo que foi realizada esta publicação.

Como funciona o SNMP
O SNMP foi projetado para ser o mais simples possível, e é baseado em dois elementos: estações de gerenciamento de rede e elementos da rede.
Estações de gerenciamento da rede - É responsável por rodar aplicações de gerenciamento que monitorem e controlem os elementos da rede.
Elementos da rede - Hubs inteligentes, roteadores e pontes possuem agentes que estão localizados dentro do limite dos elementos. Esses agentes SNMP são responsáveis por realizar as funções que são requisitadas pelas estações de gerenciamento.
SNMP é o meio pelo qual a estação de gerenciamento e os elementos de rede se comunicam. É um protocolo simples que permite a um administrador inspecionar ou alterar variáveis em um elemento de rede a partir de uma estação de gerenciamento remota.
A transmissão do SNMP emprega o Universal Datagram Protocol da família TCP/IP para enviar informação. O UDP permite que os agentes SNMP sejam representados por um pacote simples o que faz com que o protocolo SNMP requeira um overhead mínimo e tenha muito pouca interferência nas outras funções da rede.
Todo o monitoramento SNMP é realizado pelo sistema de gerenciamento de rede.

Relacionados