PROTOTIPO PARA AUXILIO NA LOCOMOÇÃO ATRAVÉS DO TRANSPORTE PÚBLICO PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

984 palavras 4 páginas
Projeto aplicado III
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Prototipo para auxilio na locomoção através do transporte público para portadores de necessidades especiais
CURSO: Engenharia de Computação Professor: Anderson
Bruno Alves, Bruno Henrique, Bruno Lima, Jean Pierre, João Paulo Leonel, Paulo José, Rafael Mariano

Resumo 

Palavras-chaves  Transporte Público
1. Introdução

O Uso de transporte público ainda é o meio de locomoção mais utilizado em todo Brasil e continua aumentando, mas este meio de locomoção oferece diversas limitações de acesso e qualidade o que desestimula o seu uso e faz com que meios de transporte próprio sejam preferidos. Em relação a portadores de necessidade especiais essas limitações tomam magnitudes de efetivos problemas de acesso, podendo, até mesmo, tornar os meios de transportes públicos inutilizáveis por esses. Um exemplo disso é a necessidade de acenar ao motorista ao se desejar solicitar a parada do ônibus coletivo, pois o portador de necessidades especiais visuais (PNEV) não pode ver a chegada do ônibus.

Buscando o melhor tratamento a esses usuários, propõe-se um projeto para promover a interatividade entre ponto de embarque e o coletivo, possibilitando que os motoristas e agentes de bordo possam obter informações antecipadas sobre os passageiros que se encontram nos pontos de ônibus, e permitindo aos usuários do ônibus que esperam nos pontos a ciência de informações acerca do ônibus que deseja embarcar.
2. Revisão Bibliográfica

Só em Belo Horizonte a quantidade de passageiros em coletivos cresceu aproximadamente 9% de 2005 a 2009 se tratando de ônibus e suplementares1.

O Censo 2010 constatou que em Belo horizonte há 430 mil pessoas com algum tipo de deficiência visual, 152 mil pessoas com alguma deficiência motora, o que significa que hoje, em Belo Horizonte, cerca de 580 mil pessoas tem alguma dificuldade em utilizar o transporte público.

Pensar num projeto deste nível seria

Relacionados