protocolço morte encefalica

2631 palavras 11 páginas
INFORMAÇÃO CLÍNICA

Rev Bras Anestesiol
2003; 53: 1: 63 - 68

CLINICAL REPORT

Rabdomiólise Induzida por Exercício e Risco de
Hipertermia Maligna. Relato de Caso *
Exercise-Induced Rhabdomyolysis and Risk for
Malignant Hyperthermia. Case Report
Ricardo Barreira Uchoa 1, Cláudia Regina Fernandes, TSA 2
RESUMO
Uchoa RB, Fernandes CR - Rabdomiólise Induzida por Exercício e Risco de Hipertermia Maligna. Relato de Caso

SUMMARY
Uchoa RB, Fernandes CR - Exercise-Induced Rhabdomyolysis and Risk for Malignant Hyperthermia. Case Report

Justificativa e Objetivos - Rabdomiólise é a lesão do músculo esquelético com liberação dos constituintes da célula para o plasma. Exercício exaustivo e extenuante, especialmente em homens não condicionados, pode resultar em morbidade maior com hiperpotassemia, acidose metabólica, coagulação intravascular disseminada, síndrome do desconforto respiratório agudo e rabdomiólise. Tem sido sugerido que hipertermia maligna, choque térmico e rabdomiólise induzida por exercício são síndromes fortemente relacionadas. O objetivo deste relato é descrever um caso de rabdomiólise fulminante após exercício físico e a correlação do quadro com hipertermia maligna.
Relato do Caso - Homem de 32 anos apresentou mal estar seguido de síncope após correr 2.350 m em prova de aptidão física. Foi levado ao hospital, evoluiu com insuficiência respiratória, bradiarritmia, hipotensão arterial e parada cardiocirculatória. Foi reanimado, ficou comatoso, com importante rigidez muscular, choque persistente, distúrbio de coagulação, acidose metabólica, hiperpotassemia, evoluindo para óbito em menos de 24 horas. A autópsia revelou edema agudo de pulmão, coagulação intravascular disseminada e insuficiência renal aguda conseqüente a rabdomiólise.
Conclusões - Tem sido sugerido que rabdomiólise induzida por exercício e hipertermia maligna são síndromes fortemente relacionadas. O paciente evoluiu para óbito antes de qualquer

Relacionados