Protocolos Viber X WhatsApp

Páginas: 2 (376 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
O Whatsapp
O protocolo usado pelo Whatsapp é o Extensible Messaging and Presence Protocol (XMPP), Este protocolo dispões de uma tecnologia aberta, extensível, baseado em XML que realizamcomunicação em tempo real e que permite a criação de vários tipos de aplicações, tais como os de mensagens instantâneas, presença, chats multiusuários, chamadas de voz e vídeo, colaboração, middleware,content syndication e qualquer transmissão de dados via XML.
O protocolo XMPP foi desenvolvido para trabalhar em um ambiente com transmissão garantida, não tendo a necessidade de confirmar orecebimento das mensagens, ele foi pensado para que a maior parte do processamento e armazenamento de informações fique a cargo do servidor onde em toda a troca de mensagens os servidores responsáveis pelosusuários envolvidos devem aparecer nas trocas de mensagens.
O Protocolo XMPP é uma alternativa aos protocolos proprietários vigentes, possuindo uma certa segurança por ser um software livre devidosua participação colaborativa da comunidade de desenvolvedores e uma instalação e configuração simples, objetiva, levada a prova todos os dias por meio de diversos aplicativos de mensagensinstantâneas.
O Viber
O protocolo usado pelo Viber é o Voz sobre IP, também chamado de VoIP (Voice over Internet Protocol),telefonia IP, telefonia Internet, telefonia em banda larga ou voz sobre bandalarga é o roteamento de conversação humana usando a Internet ou qualquer outra rede de computadores baseada no Protocolo de Internet, tornando a transmissão de voz mais um dos serviços suportados pelarede de dados.
Esta é uma alternativa gratuita aos procedimentos standards da comunicação - chamadas telefónicas, e-mails, MMS, SMS. A única condição para a utilização deste tipo de aplicação, é oacesso contínuo à Internet ou possui um grande pacote de dados de Internet móvel.
Referências:
http://www.nilsonmori.xpg.com.br/artigos/ABORDAGEM_E_IMPLANTACAO_DO_PROTOCOLO_XMPP.pdf...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protocolo X
  • Protocolo x.25
  • Protocolo x.25
  • Protocolo x 25
  • Redes- Protocolo X.25
  • Protocolo X.25
  • Protocolo de raio x da mão
  • Conceitos web sobre o conjunto de protocolos x.25

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!