Protocolos de redes - Protocolo RIP

Páginas: 8 (1761 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2014



INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

CAMPUS SÃO BORJA











Trabalho de Redes:
Protocolos de Rede - Protocolo RIP















Alunos: Jonathan Dias Bohnau, Lucas Ribas Liscano
Turma: 21
Curso: Técnico em Informática
Professor: Toni Ferreira Montenegro










São Borja
2014
SUMÁRIO:


1.INTRODUÇÃO........................................................................3
2. O QUE É O PROTOCOLO RIP..................................................4
3. CARACTERÍSTICAS E CAMADAS DE APLICAÇÃO....................5
4. COMANDOS..........................................................................6
5. APLICATIVOS QUE UTILIZAM RIP..........................................7
6.INFORMAÇÕES.....................................................................8
7. CONCLUSÃO.........................................................................9
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................10

O que são protocolos:

Um protocolo é o conjunto de regras que vai estabelecer a maneira em que 2 ou mais PCs vão se comunicar.
Para que esses PCs possam trocar dados e informações, eles precisamestar configurados com as mesmas regras, e este conjunto de regras é conhecido como Protocolo de comunicação. Resumindo bem: para os computadores poderem trocar dados, ambos devem estar configurados com o mesmo protocolo. Neste protocolo estão todas as regras que vão fazer o computador “entender” as informações da maneira que elas forem enviadas. Por isso que PCs com protocolos diferentes não podemser comunicar ou trocar informações, pois as regras variam de protocolo para protocolo.
Então, podemos entender que o protocolo é a linguagem do computador, e para tirar qualquer dúvida, existe este exemplo: “Pensemos num chinês que não fala português e um brasileiro que não fala chinês. Ambos podem se comunicar usando uma língua em comum, digamos o inglês, que seria algo como um protocolo.Mesmo que ambos não falassem nenhuma língua em comum poderiam usar gestos universais como o dedão para cima indicando “positivo” ou juntar as duas mãos próximo ao ouvido para dizer que está com sono ou dormindo. Os protocolos são justamente estas línguas e sinais universais que permitem aos dispositivos comunicar-se através da rede. Assim como há várias línguas no mundo, na informática há diversosprotocolos.”
Existem muitos protocolos, uns muito utilizados, e outros poucos utilizados, alguns deles são: POP3, FTP, ADSL, UDP, NTP, DHCP, ARP e muitos outros.

O protocolo RIP:
O que é?
O protocolo RIP (Routing Information Protocol) é um protocolo de roteamento. Protocolos de roteamento determinam o conteúdo das tabelas de roteamento, ou seja, são eles que ditam a forma como a tabela émontada e de quais informações ela é composta.
O RIP foi desenvolvido pela Xerox Corporation no início dos anos 80 para ser utilizada nas redes Xerox Network Systems. É o protocolo intradominio mais comum, e disponível na grande maioria das versões mais atuais do sistema operacional UNIX.
O protocolo RIP utiliza o conceito de broadcast, desta forma um roteador envia sua tabela para todosos seus vizinhos em intervalos predefinidos de tempo (geralmente 30 segundos). Estas mensagens fazem com que os roteadores vizinhos atualizem suas tabelas e que por sua vez serão enviadas aos seus respectivos vizinhos. Veremos agora um exemplo para ilustrar a formação de uma tabela do RIP.
A estrutura dos pacotes que o RIP gera podem enviar os seguintes tipos de informações: As workstationspodem localizar a rota mais rápida para um determinado segmento da rede através de um broadcasting de uma requisição para os roteadores; Roteadores podem “pedir” informações de roteamento para outros roteadores através do broadcasting de uma requisição, atualizando desta forma suas tabelas internas; Roteadores podem responder esses “pedidos” realizadas pelas workstations e outros roteadores;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protocolo rip
  • Protocolo RIP
  • Protocolos de redes
  • protocolos de redes
  • Protocolos de Roteamento RIP e OSPF
  • Protocolo de rede
  • protocolos de rede
  • Redes e protocolos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!