Protocolos de aplicação

Páginas: 10 (2374 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
[pic]
CURSO DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

Aluno: Greiciane Alves de Souza

PROTOCOLOS DE REDE

Santo André
2011/2° SEMESTRE

PROTOCOLOS DE REDE

Santo André
2011/ 2° SEMESTRE
Sumário
INTRODUÇÃO 7
1 – Protocolos de rede 8
2 – Topologia de Redes 8
2.1. Tipos de Topologia de Redes 9
2.1.1. Barramento 9
2.1.2. Anel 9
2.1.3. Estrela 10
3 -Protocolos de Aplicação 10
3.1. Protocolo HTTP 10
3.2. Protocolo HTTPS 11
3.3. Protocolo SMTP 11
3.4. Protocolo POP3 11
3.5. Protocolo IMAP 12
3.6. Telnet 12
3.7. NNTP. 12
3.8. FTP 12
3.9. SNMP 13
3.10. DNS 13
3.11. DHCP 13
CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Protocolos de rede são como regras sobre a comunicação dos hosts emrede. Este trabalho que aborda o conceito de Protocolos de rede, Topologia de redes (barramento, anel, estrela) e os de Protocolos de Aplicação (http, https, smtp, pop3, imap, telnet, nntp ,ftp, snmp, dns, dhcp). Trata cada tema de forma objetiva descrevendo as funcionalidades e serventias de cada processo.

1-Protocolos de Rede

Toda comunicação, face-a-face ou por uma rede, é regida por regraspré-determinadas chamadas de protocolos. Esses protocolos são específicos às características de conversação.
Pense como várias regras ou protocolos diferentes regem todos os métodos diferentes de comunicação que existem no mundo hoje.
A comunicação com sucesso entre hosts em uma rede exige a interação de muitos protocolos diferentes. Um grupo de protocolos inter-relacionados necessário paradesempenhar uma função de comunicação é chamado de conjunto de aplicação de protocolos. Esses protocolos são implementados em software e hardware que são carregados em cada host e dispositivos de rede.
Uma das melhores formas de se visualizar como todos os protocolos interagem dentro de um host especifico é visualizá-lo como uma pilha. Uma pilha de protocolo mostra como os protocolos individuaisdentro do conjunto são implementados no host. Os protocolos são visualizados como uma hierarquia de camadas, com cada nível de serviço superior dependendo da funcionalidade definida pelos protocolos mostrados nos níveis inferiores. As camadas inferiores da pilha são relacionadas ao movimento de dados de rede e fornecimento de serviços as camadas superiores, que são focadas no conteúdo da mensagemsendo enviada e na interface do usuário.
Para que os dispositivos se comuniquem com sucesso, um conjunto de aplicações de protocolos de rede deve descrever exigências e interações precisas.
Conjuntos de protocolo de rede descrevem processos tais como:
• O formatos ou estrutura da mensagem
• O método pelo qual os dispositivos de rede compartilham informações sobre rotas com outras redes• Como e quando mensagens de erro e de sistema são passadas entre dispositivos
• A configuração e término das sessões de transferência de dados
Protocolos individuais em um conjunto de protocolos podem ser específicos de um fornecedor e proprietários. Proprietário, neste contexto, significa que uma empresa ou fornecedor controla a definição de protocolo e como ele funciona. Algunsprotocolos proprietários podem ser usados por diferentes organizações com permissão do proprietário. Outros podem somente ser implementados em equipamentos fabricados pelo fornecedor proprietário.

2- Topologia de Redes
A topologia de redes é o “layout físico”, o mapa dos computadores que estão em rede. Onde se mostra a posição dos hosts e como e onde estão conectados. “Os pontos no meio onde sãoconectados recebem a denominação de nós, sendo que estes nós sempre estão associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede.”

2.1 Tipos de Topologia de Redes.

2.1.1 – Barramento

Trata-se de arquitetura comum de redes de computador interligando as estações de trabalho por meio de cabos coaxiais, em que essas estações são ligadas em série ao longo do cabo. A informação é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protocolo de Aplicação
  • Protocolos
  • Exercícios de redes
  • Protocolos de transporte e aplicação
  • Protocolos de Camada de Aplicação
  • Protocolo Clinico Para Aplicacao Do Selante
  • Características, protocolos e serviços da camada de aplicação
  • Protocolos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!