Protocolo Medicamentoso
Atendimento de Urgência em Endodontia por Eduardo Luiz Barbin e Júlio César Emboava Spanó
Apresentar-se-ão, neste documento, aspectos relacionados ao acolhimento de pacientes vivenciando quadro clínico de urgência de natureza endodôntica. Discutir-se-ão elementos para diagnóstico e alternativas de tratamento com o objetivo de prover condições ao Cirurgião-Dentista de determinar condutas resolutivas que promovam, quando necessário, alívio aos pacientes.
Considerando que a determinação do plano de tratamento é diagnóstico dependente, sugerese que a conduta geral no Atendimento de Urgência em Endodontia deva se pautar no que segue:
=> realização do diagnóstico baseado em evidências observadas passiva e ativamente;
=> determinação das prioridades;
=> tratamento clínico de urgência.
Espera-se que o conteúdo apresentado, neste documento, contribua para a capacitação dos discentes e egressos dos Cursos de Odontologia em diagnosticar e tratar as urgências em Endodontia.
Aconselha-se aos Cirurgiões-Dentistas o desenvolvimento constante do conhecimento tanto necessário para o diagnóstico e tratamento das Urgências de origem Endodôntica.
Para um maior domínio ou entendimento, em perspectiva, dos aspectos em torno das urgências endodônticas, é imperativo adquirir, fixar, renovar e ampliar, continuamente, os elementos tanto de diagnóstico, quanto de terapêutica. Considera-se que uma forma eficaz de alcançar tal objetivo é a leitura criteriosa do conteúdo pormenorizado constante das obras citadas e repercutidas neste documento como, também, os demais textos pertinentes da literatura científica atual.
1 Introdução
Na área da saúde, poder-se-ia caracterizar os tratamentos ou atendimentos da seguinte maneira: => Tratamentos ou Atendimentos Eletivos;
=> Tratamentos ou Atendimentos de Urgência;
=> Tratamentos ou Atendimentos de Emergência.
O Tratamento ou Atendimento Eletivo é aquele previamente planejado no qual a consulta é, também, antecipadamente,