protocolo de reagentes

Páginas: 23 (5724 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Universidade Estadual do Rio Grande do sul
Novo Hamburgo
Engenharia em Energia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
Química Orgânica Experimental – 2014/1
Profa. Lúcia Ries
Aluna: Georgia Andrade Tomaszewski NOTA:
Protocolo de reagentes
Acido Clorídrico - HCl
Propriedades Físico-Químicas:
-O Acido clorídrico é um líquidotranslúcido com um odor penetrante e irritante, e sua cor varia de incolor a levemente amarelado; seu ponto de fusão é de -15,3 °C; seu ponto de ebulição é de 110 °C e sua densidade relativa é 1,15 g/cm³ a 20°C; O HCl é solúvel em água e estável em condições normais de armazenamento.

Cuidados no Manuseio:
- Manuseie em locais adequados ou com sistemas de ventilação e evite respirar névoa, tenhacuidado com a exposição da pele, olhos e roupas. Utilize óculos contra respingos, protetor facial, luvas em PVC e roupas de proteção.

Cuidados na Armazenagem:
- Para armazenagem do Acido Clorídrico deve-se tomar alguns cuidados como: Armazenar em local fresco, bem ventilado, piso resistente à corrosão. Manter afastado de alimentos, evitar o armazenamento do ácido em conjunto com embalagens deoutros produtos químicos. Manter recipientes bem fechados e separados de materiais incompatíveis. Manter fora do alcance de crianças, pois o HCl é um líquido corrosivo. Armazenar sempre em Temperatura ambiente.

Informações Toxicológicas:
- O Acido clorídrico é corrosivo para pele e corrosivo para os olhos.
- Em casos de exposição inalatória ao ácido clorídrico ocorreu alteração nos ciclosestrais, aumento da mortalidade e diminuição do peso fetal em ratos.
- Em caso de exposição aguda por inalação pode ocorrer irritação aos olhos, irritação e inflamação das vias respiratórias e edema pulmonar em humanos. A exposição aguda e por via oral pode causar corrosão das membranas mucosas, esôfago, estômago e em contato com a pele pode provocar queimaduras graves, ulceração e cicatrizes. Emhumanos o contato com a pele pode ocorrer os seguintes sintomas: Irritações alérgicas, dermatites com enrugamento nos joelhos, tornozelos e pescoço.
- Em caso de exposição ocupacional aos vapores de ácido clorídrico pode causar gastrite, bronquite crônica, dermatite e fotos sensibilização em trabalhadores. A exposição prolongada a baixas concentrações também pode causar a descoloração e erosãodental.

Medidas de Primeiros Socorros:
- Em caso de INALAÇÃO devem-se tomar os seguintes cuidados: Remova para o ar fresco. Se houver dificuldade na respiração, administrar oxigênio. Se a pessoa sofrer parada respiratória, aplicar respiração artificial e procure orientação médica para qualquer dificuldade de respiração.
- Em caso de CONTATO COM A PELE devem-se tomar os seguintes cuidados:Retire roupas e calçados contaminados. Lave o local atingido com água corrente em abundância por 15 minutos, no mínimo. Não tente neutralizar com soluções alcalinas.
- Em caso de CONTATO COM OS OLHOS devem-se tomar os seguintes cuidados: Levante as pálpebras da vítima e lave imediata e continuamente com grande quantidade de água por 15 minutos, em seguida encaminhe para o atendimento médico.

-Em caso de INGESTÃO devem-se tomar os seguintes cuidados: Não se deve induzir o vômito e sim, dar grande quantidade de água a vitima para diluição. Nunca forneça líquidos a vitimas inconscientes.

Hidróxido de Sódio - NaOH
Propriedades Físico-Químicas:
-O Hidróxido de sódio é um sólido branco inodoro; sua fórmula molecular é NaOH; possui um pH de 12 a 13 em solução aquosa a 0,05%l; seu pontode fusão é igual a 318 °C; seu ponto de ebulição é de 1388 °C; O hidróxido de sódio é solúvel em água 109g/100g água.
O Hidróxido de sódio é incompatível com os seguintes compostos: Ácidos, água, aldeídos e outros produtos orgânicos.



Cuidados no Manuseio:
- Manusear o produto em local arejado. Lave- se após manusear o produto. Evitar a adição muito rápida, ou sem agitação que poderá...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Protocolo de reagente
  • Protocolo de reagentes
  • PROTOCOLO DE REAGENTES
  • Reagentes
  • reagentes
  • reagentes
  • Reagentes
  • REAGENTES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!