protocolo de kyoto

Páginas: 2 (404 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Trabalho de cie-Protocolo de Kyoto
O Protocolo de Kyoto é um tratado resultante de uma conferência sobre mudanças climáticas que ocorreu na cidade de Kyoto no Japão em 1997. O documento tem porobjetivo estabelecer metas para a redução das emissões de gás carbônico por países industrializados, mais precisamente, reduzir os níveis de emissão de gases do efeito estufa em 5.2% em 2012comparando-se com os níveis de 1990
Por que os Estados Unidos se negaram a aderir ao Protocolo de Kyoto?
Não foram só os americanos que se negavam a assinar o acordo. Países como Austrália e Canadá também nãoaderiram e a Rússia somente assinou o acordo após descobrir que com a adesão, eles poderiam usá-la como moeda de troca para conseguir ingresso na Organização Mundial do Comércio (OMC).
Os motivosprincipais questionados por países que não aderiram ao protocolo é que, pelo documento, apenas os países mais ricos e industrializados seriam obrigados a reduzir as emissões, enquanto que países emdesenvolvimento não teriam nenhuma obrigação. Pelo acordo, países como o Brasil, Índia e China, que também emitem grandes quantidades de gases poluentes, não seriam obrigados a cumprir nenhuma meta deredução de gases. Assim, é compreensível que países ricos sejam contrários às medidas impostas pelo protocolo.
Paralelamente ao Protocolo de Kyoto os americanos criaram um programa não obrigatório parasua própria indústria, denominada Iniciativa Céu Limpo, pelo qual, incentivos fiscais seriam oferecidos às empresas que reduzissem 3 tipos de gases, não incluso o gás carbônico. O fato do planoamericano não incluir o gás carbônico é que, segundo eles, o efeito do gás carbônico ainda não foi comprovado cientificamente como responsável pelo efeito estufa.
Quais os países obrigados a reduzir aemissão de gases do efeito estufa pelo Protocolo de Kyoto?
Pelo protocolo, os seguintes países estão obrigados a reduzir a emissão de gás carbônico:
Alemanha, Austrália, Áustria, Belarus, Bélgica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • protocolo de kyoto
  • Protocolo de kyoto
  • Protocolo de Kyoto
  • Protocolo de Kyoto
  • Protocolo de kyoto
  • Protocolo de Kyoto
  • Protocolo de kyoto
  • Protocolo de kyoto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!