Protfólio gineco/obstetricia

1817 palavras 8 páginas
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL JOSÉ APRÍGIO BRANDÃO VILELA

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

TEOTÔNIO VILELA - AL ,MAIO DE 2013.
ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA E PROFISSIONAL JOSÉ APRÍGIO BRANDÃO VILELA

CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

PORTFÓLIO
Trabalho apresentado à disciplina Gineco /Obstetríciaá professora Patrícia Diniz como requerimento de nota para o primeiro semestre.

TEOTÔNIO VILELA-AL, MAIO DE 2013
CONCEPÇÃO: APARELHO REPRODUTOR AO NASCIMENTO

Na enfermagem a importância de se conhecer a anatomia corpórea é ímpar. De modo que a aula exposta pela enfermeira Patrícia sobre Aparelhos Reprodutivos (Feminino e Masculino), permitiu compreender, do ponto de vista anatômico, como os segmentos do corpo são distribuídos, a relação entre estes por sua disposição e conformidade, além de suas respectivas funções. Saber tais aspectos me permite, de maneira singular, compreender como a fisiologia reprodutiva se inicia e como a mesma poderá contribuir na formação de um novo ser humano.
Os órgãos reprodutores constituídos desde a fase embriológica possuem anatomia que permita o processo reprodutivo. Nos homens (gônadas\ testículos, uretra, próstata, pênis e glândulas seminais), cada segmento genital possui uma função vital para a produção do gameta masculino, o espermatozoide, que em aula foi comentado como fornecedor de informações necessárias a formação do feto, juto do óvulo, produzido por um dos ovários (componente este do aparelho reprodutor feminino, acrescido do útero, tubas uterinas, cérvix, vagina e vulva).
Tal conhecimento me remete a aula sobre Fecundação, onde a exposição sobre os gametas feminino e masculino e seu desenvolvimento permitiu, a mim, compreender o funcionamento de tais corpos celulares e como a sua união permite a concepção de um feto. Entendendo por sua vez, que alterações podem existir (através da leitura de material complementar) durante a formação do feto, no que diz respeito a divisão celular da célula

Relacionados