PROTEUS, UM PODERESO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS/ELÉTRICOS

3448 palavras 14 páginas
PROTEUS, UM PODERESO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS/ELÉTRICOS

Rodrigo Otávio Rocha Cardoso engenharia2@gmail.com Tiago de Almeida Carneiro engenharia@gmail.com Samuel Felipe Moreira samuelfmoreira@gmail.com Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o software de simulação de circuitos eletrônicos/elétricos Proteus. Todo o conteúdo deste artigo esta baseado em teorias sobre as funcionalidades do software e tutoriais práticos de operação do mesmo. Para exemplificar os assuntos discutidos neste artigo, foi estabelecido um tópico que contém um projeto de circuito simulado desenvolvido no Proteus.

Palavras-Chaves: Proteus, Circuitos Analógicos, Circuitos Digitais

1- INTRODUÇÃO:

O Proteus é um software de simulação de circuitos eletrônicos desenvolvidos pela Labcenter Eletronics. Com uma quantidade enorme de ferramentas e componentes, este software pode oferecer ao engenheiro ou técnico uma facilidade muito grande na hora de projetar um circuito analógico ou digital.
Com o Proteus, você pode simular desde um circuito em malha fechada entre uma fonte e um resistor, até um circuito microcontrolado utilizando os mais diversos recursos do microcontrolador. Nesta matéria, nós vamos comentar sobre vários recursos do Proteus e exemplificar os assuntos discutidos com um pequeno tutorial de como desenvolver um circuito com microcontroladores PIC da Microchip.
Neste artigo nós não comentamos sobre o ARES (software concomitante ao Proteus), que é um software específico para criar layout das placas de circuito impresso.

1) CONHECENDO O PROTEUS

O Proteus possui uma interface de desenvolvimento amigável. Sua área de trabalho é preparada para o usuário adicionar e deletar componentes com uma grade facilidade. Além disso, Proteus permite que você possa desenhar seu circuito em uma página pronta para ser impressa, podendo ser do tamanho A4, A3, A0 entre outras.
O Proteus contém milhares de ferramentas e recursos, além de uma imensa

Relacionados