PROTEUS, UM PODERESO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS/ELÉTRICOS

Páginas: 14 (3448 palavras) Publicado: 31 de dezembro de 2014
PROTEUS, UM PODERESO SOFTWARE DE SIMULAÇÃO DE CIRCUITOS ELETRÔNICOS/ELÉTRICOS

Rodrigo Otávio Rocha Cardoso
engenharia2@gmail.com

Tiago de Almeida Carneiro
engenharia@gmail.com

Samuel Felipe Moreira
samuelfmoreira@gmail.com

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o software de simulação de circuitos eletrônicos/elétricos Proteus. Todo o conteúdo deste artigo esta baseado emteorias sobre as funcionalidades do software e tutoriais práticos de operação do mesmo. Para exemplificar os assuntos discutidos neste artigo, foi estabelecido um tópico que contém um projeto de circuito simulado desenvolvido no Proteus.

Palavras-Chaves: Proteus, Circuitos Analógicos, Circuitos Digitais

1- INTRODUÇÃO:

O Proteus é um software de simulação de circuitos eletrônicosdesenvolvidos pela Labcenter Eletronics. Com uma quantidade enorme de ferramentas e componentes, este software pode oferecer ao engenheiro ou técnico uma facilidade muito grande na hora de projetar um circuito analógico ou digital.
Com o Proteus, você pode simular desde um circuito em malha fechada entre uma fonte e um resistor, até um circuito microcontrolado utilizando os mais diversos recursos domicrocontrolador. Nesta matéria, nós vamos comentar sobre vários recursos do Proteus e exemplificar os assuntos discutidos com um pequeno tutorial de como desenvolver um circuito com microcontroladores PIC da Microchip.
Neste artigo nós não comentamos sobre o ARES (software concomitante ao Proteus), que é um software específico para criar layout das placas de circuito impresso.


1) CONHECENDO OPROTEUS

O Proteus possui uma interface de desenvolvimento amigável. Sua área de trabalho é preparada para o usuário adicionar e deletar componentes com uma grade facilidade. Além disso, Proteus permite que você possa desenhar seu circuito em uma página pronta para ser impressa, podendo ser do tamanho A4, A3, A0 entre outras.
O Proteus contém milhares de ferramentas e recursos, além de uma imensabiblioteca de componentes. Neste artigo vamos conhecer mais sobre este poderoso software através de tutoriais práticos de operação, comentários teóricos sobre os seus recursos e descobrir algumas possibilidades de criação de circuitos analógicos e digitais simulados.


1.1- TELA INICIAL DO PROTEUS

Ao abrir o Proteus, você irá se deparar com a sua tela inicial, neste tópico fizemos um rápidocomentário sobre cada região e suas funcionalidades:

ÁREA DE TRABALHO: nesta área, o usuário pode trabalhar com os componentes do projeto, diagramar os componentes na tela, interconectar os componentes, entre outros. Resumidamente, esta região permite que o usuário possa desenhar o seu circuito.

BARRA DE FERRAMENTAS: aqui estão contida parte das ferramentas que são de uso para o seuprojeto. Você pode adicionar os componentes desejados, inserir instrumentos de medição como voltímetros, amperímetro entre outros.

BOTÕES DE CONTROLE (SIMULAÇÃO): com esses botões, você poderá simular o circuito. Aqui estão contidos os botões Play (iniciar simulação) e Stop (parar simulação).

BARRA DE MENUS: é a barra onde estão contidos os menus que dão acesso a vários recursos e janelas dosoftware.




FIGURA 01 – Tela Inicial do Proteus


1.2- CRIANDO UM PROJETO DE SIMULAÇÃO NO PROTEUS
O Proteus oferece vários tamanhos de layout para você desenvolver seu esquemático. Ele fornece tamanhos padrões entre folha A4, A0, A2 (Figura 02) etc.
Para criar um novo arquivo de simulação do Proteus, basta somente você clicar no meu File -> NewDesign e na janela que irá abrir logo em seguida, escolher o tamanho da folha desejada.










Além disso, todos os projetos criados no Proteus, automaticamente são definidos um rodapé que contém algumas informações como nome do arquivo, título do esquemático (design), data do projeto, etc. Visualize a Figura 03.




1.3- BIBLIOTECA DE COMPONENTES
Como citado acima, o Proteus...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Simulação de Circuitos Elétricos No MATLAB
  • Simulação Projeto Circuitos Eletrônicos ORCAD
  • Simulação de circuitos
  • Modelagem e Simulação de um Circuito Elétrico: Um Caso Especial com Constante de Tempo Negativa
  • Circuito Resolvidos Proteus
  • circuito eletrico
  • Circuitos eletricos
  • circuitos elétricos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!