ProteccaoEstMetalicas

5851 palavras 24 páginas
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FÍSICA DAS CONSTRUÇÕES
_________________________________________________________________________________________________

3.

MATERIAIS

E

TÉCNICAS

DE

PROTECÇÃO

DE

ESTRUTURAS

METÁLICAS CONTRA A ACÇÃO DO FOGO
3.1.

INTRODUÇÃO

Há estruturas cuja resistência ao fogo é reduzida se não forem devidamente protegidas, como por exemplo as estruturas de madeira e as estruturas metálicas.
As estruturas de betão armado podem, também exigir cuidados especiais no recobrimento das armaduras. Como os materiais diminuem a sua capacidade resistente com o aumento de temperatura, a protecção obtém-se, de um modo geral, interpondo entre o incêndio e o elemento estrutural, um material que dificulte aumentos de temperatura na estrutura.

Para esse fim utilizam-se fundamentalmente dois tipos de materiais:
-

materiais pesados (por exemplo betão) – que têm uma grande capacidade térmica e por isso absorvem muito calor;

-

materiais leves – mas com pequena condutibilidade térmica.

Os materiais usados na protecção de estruturas contra incêndio, devem ser incombustíveis, não devendo dar origem a produtos voláteis inflamáveis nem a gases tóxicos.
Há materiais isolantes correntes, térmicos e acústicos, usados na construção que podem contribuir gravemente para a severidade de um incêndio.
Este facto ocorre pelas seguintes razões:
-

se o material isolante é combustível, dará origem a um agravamento da carga de incêndio do edifício em que está instalado;

-

se o material isolante é combustível e está aplicado em tectos ou paredes, contribui para uma mais fácil propagação do incêndio;

-

seja ou não combustível, o material isolante, pelas suas propriedades específicas, impedirá de algum modo a saída do calor gerado durante o fogo, do compartimento de incêndio o que irá contribuir para o aumento de temperatura nesse compartimento.

Os materiais isolantes que se usam na protecção de estruturas, não

Relacionados